Hot Widget

Pesquise aqui

Estrada de Cunha-Paraty – cenário cinematográfico da natureza próximo

Reinaugurada em agosto de 2016, a Estrada de Cunha-Paraty emergiu de uma fase conturbada (devido as condições precárias onde ocorreriam vários acidentes), trazendo novamente os prazeres de rodar em encontro à natureza.


A estrada Cunha-Paraty está dividida em três trechos:  


  1. No estado de São Paulo (SP-171), são cerca de 30 km e é totalmente pavimentado e sinalizado.

  2. Um trecho de serra, com capeamento de ladrilhos (ganhou calçamento de paralelepípedos modernos - os bloquetes), numa extensão de cerca de 9,5 quilômetros, com um traçado sinuoso e velocidade máxima de 20 km/h.

  3. Terminando o ladrilho, começa novamente o asfalto, já na extremidade de Paraty, porém as condições de pavimentação ainda continuam degradadas e um pouco perigosas.


O trecho mais belo da Estrada de Cunha-Paraty justamente é a parte pavimentada com paralelepípedos dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, porém, por se tratar de uma reserva ambiental, somente o motorista ou viajante poderá ter acesso à estrada no período diurno, pois esta fecha entre 17h30 às 7h do dia seguinte, em dias chuvas corre-se o risco de ser fechada totalmente para evitar a circulação, devido o risco de deslizamentos.

Mateus Souza adicionou foto de Cunha,Paraty Foto 5
A estrada passa pelo Velho Caminho do Ouro, no interior do Parque Nacional da Serra da Bocaina, possuem cenários que podem ser considerados cinematográficos. Foto: BTW Guarulhos.


Uma curiosidade sobre a Estrada Cunha-Paraty - esta mantém o traçado inalterado e pertenceu à Estrada Real, antes da construção da Rio-Santos (em 1972), era o único acesso para a cidade de Paraty.


Cachoeira ao lado da estrada "Cunha - Paraty". Foto: Wikimedia Commons.

Num traçado inalterado desde os tempos da Estrada Real, encontra-se o último marco em forma de totem da Estrada Real, onde este se encontra ao lado do Chafariz do Pedreira.

Ao chegar no final do trecho de paralelepípedos, o viajante encontrará ateliês de artes e artesanatos, sendo que o primeiro deles, após o término deste trecho, tem uma parada com um mirante em meio à estatuas budistas, compondo uma cena belíssima da natureza e mar, simplesmente deslumbrante. 

Top Post Ad

Below Post Ad