Hot Widget

Pesquise aqui

Arte Urbana em Guarulhos: Entrevista com artista urbano Jotapeg

Por Rosângela Cafasso

Jotapeg - grafiteiro residente em Guarulhos - abre nossa sequência de matérias sobre a arte urbana na cidade e seus diversos artistas e estilos.

No nosso dia a dia percebemos o quanto a arte de rua está em todos os pontos da cidade, sua presença muda com o tempo assim como o poder e a visibilidade da arte em qualquer cidade. 

Pintura sobre tela. Imagem: Jotapeg

Seja estampada ou colada em uma superfície ou simplesmente desenhada na calçada, a arte pode compartilhar uma mensagem sincera ou poética. 

O grafiteiro Jotapeg sempre está criando novas conversas dentro da sua arte. Imagem: Arquivo pessoal/Jotapeg.

Jotapeg contou ao BTW Guarulhos como o  graffiti é uma expressão de identidade e criatividade, conexão social e realização, onde esta se “interroga e transmite para si o trabalho”. 

O artista começou jovem no grafitti, inicialmente trazia como identidade, a releitura da "Formiga Atômica” - apelidada de "Jotômico" - tornando-a assinatura de seus trabalhos iniciais.

Jotômico.  Imagem: Arquivo pessoal/Jotapeg.

Aprimorando técnicas, inspirando-se em novas referências, JP tem seu próprio estilo e cria conversas entre cores leves, sutis, traços e misturas de personagens, tais como: bailarinas e atletas, flâmulas e quebra-cabeças, elementos que parecem estar distantes se pensar em termos de engessar num único tema, mas que se tornam possíveis através do olhar do artista urbano Jotapeg:
 
 “é possível criar estas conversas, os elementos distintos podem estar em conjunto para expandir além do local, representa as comunidades e sociedades em constante mudança em que todos vivemos”.

 
Imagens: Arquivo pessoal/Jotapeg.

Sob este olhar, Jotapeg falou sobre como as possibilidades se encontram em “conversas diferentes” dentro do trabalho, em outras palavras, a ligação de linguagens, letreiros com personagens, cores de paletas diferentes e traços sobrepostos, arriscando sempre a cada trabalho.

Desta forma, JP vê a arte “como uma conversa com as pessoas no exterior, levar estas até para uma mudança de ideia”. Cada trabalho de Jotapeg  é único e o artista leva em conta a história do lugar e a forma como esta será acolhida por quem vê. 

Grafite em área urbana de Guarulhos-SP, autoria Jotapeg. Imagem: Arquivo Pessoal.

Neste contexto, uma das maiores características da arte urbana desenvolvida na rua é que ela tem o poder de se conectar com as pessoas. JP complementa que a importância de ter “liberdade para criar dentro da arte” e assim, encontrar uma nova identidade a cada trabalho de modo que a comunidade se sinta representada em cada risco, cor e elemento.
 
Conheça o trabalho de JP através do seu perfil no Instagram: @jotapeg_rua

Top Post Ad

Below Post Ad