“Pediu Tocou”: você deve estar se perguntando, como assim? Isso mesmo, imagina uma festa com uma banda onde você pede qualquer música e a banda toca contagiando a todos com vocalidade única e animação.
Imagem: Instagram Banda T-Ale |
Nessa matéria deixarei as formalidades de lado para falar destes grandes músicos da Banda T-Ale. Formada pelos irmãos Adriano (vocal e baixo), Cleiton (violão), Cleber (violão) e o primo André Tolete (bateria), a T-Ale começou em 2002, oriunda de uma típica banda de bailes, eventos e formaturas, chamada Som da América.
Adriano contou para o BTW Guarulhos como tudo começou, ou melhor, contou para esta redatora doida por música e motos suas vivências no ramo de shows, feiras e eventos que só quem vive nesse meio sabe o quanto é árduo o caminho para o sucesso.
Quando tinha catorze anos, Adriano já era apaixonado por rock, pediu ao seu pai autorização para tocar na noite junto com os irmãos em bares no Bixiga, como: Café Society, Piu Piu, entre outros.
No Café Society, Adriano conseguiu algo inusitado junto com seus irmãos, introduzir o bom e velho rock’n roll na casa nos dias das apresentações da Banda Som da América.
O então vocalista da banda não aceitou cantar rock, por achar que a casa não tinha esse perfil, foi quando Cléber cogitou a ideia de levar o irmão caçula para assumir o “mic”, pois já havia notado que o gordinho tinha potencial para segurar o refrão e conhecia o repertório. Daí por diante, Adriano soltou a voz nas apresentações da famosa casa de jazz e choro da Rua 13 de Maio.
Adriano lembra que ouvia comentários dos frequentadores: “vamos escutar o gordinho de catorze anos que manda muito bem no rock’n roll”.
Passados os anos, os bailes de formatura explodiram nos quatro cantos da capital, e a Som da América fazia a alegria dos formandos geração Coca-Cola e embalava casais com ritmos românticos.
O vasto repertório foi aprimorado ao longo desse tempo, a experiência com bailes e festas trouxe algo que não era encontrado em outras bandas, a variedade de estilos e gêneros, do pop ao rock, do samba ao folk, do pagode ao xote, do sertanejo ao forró, posso continuar, mas este parágrafo ficará longo, bora dar seguimento a história dos gordinhos.
Adriano lembra que a banda sempre investiu em equipamentos e cenários, em decorrência disso, era comum as idas e vindas na Santa Efigênia reduto dos instrumentos e equipamentos musicais, e como nem tudo são flores, equipamentos precisam de manutenção, foi quando junto com o seu produtor Evandro Justino, tiveram contato com a Antera do Brasil, deste modo, surgiu a oportunidade e o convite para que a banda se apresentasse apenas por 30 minutos no estande da marca na Expo Music 2008.
Todos toparam e foram parar na maior feira da música de São Paulo, resultado: começaram com 30 minutos iniciais, e hoje são endorses desta importante marca de áudio entre muitas outras.
A Expo Music era organizada pela Francal Eventos, reunia as maiores marcas do setor e acontecia todos os anos. Por acaso do destino, esta redatora estava lá, justo no ano que tudo começou (para nossa alegria).
Vidrada nos stands, timbres e sons que ecoavam por todo o pavilhão amarelo da Expo Center Norte, chovia muito em São Paulo naquele dia, foi quando um som animado surgiu entre os stands da Roland e Yamaha Music, saí correndo para ver quem eram os músicos que estavam tocando sem se preocupar com raios e trovões, até aquele momento, estava cruzando com grandes nomes do cenário e deixei de lado: Edu Ardunay, Mozart Mello, Andreas (Sepultura), entre outros.
Banda T-Ale no stand da Antera - Expo Music, 2008. Foto: Rosângela Cafasso. |
Para minha surpresa, neste stand simples estavam quatro músicos que tocavam ritmos animados dos anos 80, quem passava pelo local ficava e cantava junto, foi o meu caso.
Passados os anos, reencontrei os músicos em Itapira (2016), mas aí já é outra história, continuando…
A Expo Music 2008 trouxe novas oportunidades para os músicos da Banda T Ale e chegando aos eventos da Harley Davidson®.
O reconhecimento aconteceu na festa dos 110 anos da Harley Davidson® na Arena Anhembi. Era 1º de junho de 2013, a Banda T-Ale foi contratada para fazer o open do evento no Bar Brahma.
Havia bondes de H.O.G® (Harley Owners Group) de todos os lugares do Brasil: Fortaleza, Salvador, Cuiabá, Curitiba, Blumenau, Goiânia, entre outras cidades e capitais. Neste momento, a Banda T Ale fez a lição de casa, ou seja, usou a tarimba dos longos anos em cima dos palcos da vida, e começou a tocar músicas que atendiam às características regionais de cada grupo H.O.G®, como forma de dar as boas-vindas ao evento.
Participaram deste evento mais de seis mil proprietários de motos Harley Davidson® e abriu novas oportunidades para a banda, como cita Adriano: “a banda não faz cover, faz show e cativa a todos com seu estilo único”.
Desde então, eventos em concessionárias Harley Davidson®, corporativos e moto- festivais em todos os cantos do país e no exterior começaram a trazer como atração a "Banda dos GORDO T-Ale".
Na pandemia, a Banda T-Ale fez a alegria de sua legião de fãs com a TV T-Ale lançada na plataforma YouTube (link). A TV T-Ale não existe mais, dará lugar para a gravação dos ensaios e os vídeos você poderá conferir no canal da banda no YouTube.
A Banda T-Ale estará presente no evento “Maio Amarelo” de Ribeirão Preto, organizado pela H.O.G® nos dias 27 e 28 de maio. Na sequência a T Ale é presença confirmada no 2º Moto Encontro Nacional Hikmat Shriners que acontecerá nos dias 6, 17 e 18 de junho de 2022, na cidade de Chapada dos Guimarães-MT. Em setembro, o quarteto viajará para o Asunción/Paraguai e será a banda oficial do evento “Amigos da Ruta” que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 deste ano.
Serviço
Contato para shows: 11 98143-6439 (Cléber)
Instagram: https://www.instagram.com/bandatiale/