Mais e mais pessoas usam bikes em Guarulhos para explorar novos pontos turísticos e urbanos da cidade e arredores.
Pedalar tem muitas vantagens: permite que você entre totalmente na paisagem que atravessa, captando cada detalhe, respirando seus aromas e admirando as cores.
Hoje adultos, jovens, crianças e idosos podem pedalar bikes (variante plural do termo em inglês: bike) e este é precisamente o melhor aspecto do pedal (termo muito utilizado no ciclismo).
A boa notícia é que, de fato, não é necessário ser um atleta para andar de bike, o importante é ser realista, escolher um itinerário e um ritmo adequado à sua resistência e condicionamento físico.
Equipe 100 Freio MTB Guarulhos em frente da Basílica de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida - SP). Foto: Equipe 100 Freio MTB, 2022. |
Danilo Dantas, integrante do grupo de ciclistas 100 Freio, trouxe mais detalhes sobre o movimento que vem agitando o cenário do ciclismo na cidade.
Danilo começou o gosto pelas bikes após seu afastamento das artes marciais, devido a problemas de saúde, como atleta, buscou novas opções para continuar praticando esportes.
A bike entrou na vida de Danilo através de amigos que já pedalavam, foi onde começou a explorar novas rotas nos arredores da cidade.
Em grupo ou sozinho?
Quem pedala sozinho ou em grupos, mas sem depender de um guia ou roteiro organizado, terá que planejar de forma independente o seu itinerário, alojamento, transporte, equipamento etc.
Nesta situação, a equipe 100 Freio MTB analisa a rota e o grau de dificuldade da trip, sinuosidades na pista e demais elementos necessários para atender todos os participantes do grupo.
Se por um lado, portanto, exige-se maior empenho e maior responsabilidade, para Danilo os passeios proporcionam maior contato com a natureza e complementa: “andar de bike não requer muita força física e sim mais resistência”.
Organização do passeio