Hot Widget

Pesquise aqui

Exposição "Colar faz 20" acontece a partir deste sábado na Ponte Grande

Em edição itinerante pelo estado de São Paulo, a exposição é inaugurada em Guarulhos, cidade natal da artista. 

 

Com duas décadas de trajetória, o projeto "Colar Faz Bem", assinado pela educadora, artista plástica e poeta Aline Fonseca, mostra que a arte da colagem vai muito além de cola e papel. 

A exposição "Colar Faz 20" celebra aniversário a partir deste sábado (09/07) e ficará aberta até o final deste mês de julho no Ateliê Coletivo 308, situado na Rua Paschoalina Migliorini, 121, Ponte Grande, Guarulhos-SP.

A artista aborda os diversos temas em suas obras, como questões políticas e sociais, a representação e exaltação dos povos brasileiros e o poder e a sensibilidade feminina. 

Em seguida, passa por Embu das Artes, São Paulo e ABC Paulista. Na ocasião, o público terá acesso ao acervo das obras originais da artista, inclusive obras que estão disponíveis para venda. A entrada é gratuita em todos os locais.

A produção executiva é assinada por Daisy Coelho e Encubadora Multidimensional Produtora Artística, com curadoria de Yaga Goya. A curadoria buscou as obras que mais traduzem as características da artista e a essência do seu fazer criativo. 

"Como são muitos os trabalhos e acreditamos que nada poderia ficar de fora, além dos quadros, a exposição contará também com exibições de vídeos que ajudam a contar a história dos 20 de Colar Faz Bem", explicam as organizadoras.

Foto: Jonatha Cruz

"A colagem é uma arte que dá uma nova chance para a imagem que é criada na consciência humana. Combino as imagens a fim de gerar novas ideias, e assim, elas ganham a chance de serem luz de reflexão, grito de protesto ou um suspiro do inconsciente", explica Aline Fonseca.

Graduada em Educação Artística em 2008, a artista Aline Fonseca nos últimos anos vem firmando parceria com artistas a partir da interpretação visual de outras manifestações de arte, com isso realiza ilustrações para livros de poesia, álbuns e singles. Atualmente reside na cidade de São Paulo, onde usa sua bagagem como professora de arte para desenvolver projetos gráficos.

Colagens da artista Aline Fonseca. Imagem: Arquivo Pessoal da artista, 2022.

Além da exposição, os 20 anos do projeto "Colar Faz Bem" contará com o lançamento do livro “recortes - histórias, poemas, contos e colagens” que reunirá as 20 obras mais importantes de seu acervo somadas às obras escritas por escritoras, escritores e compositores, que foram convidados a colocar em palavras, suas percepções diante das colagens.

Sobre a Expo Colar Faz Bem

Encantada pelo movimento que transforma palavras em poesia por meio de cola e tesoura, Aline Fonseca criou o projeto "Colar Faz Bem" na qual recria seu universo, juntando pedaços para criar novos sentidos. Sua principal linguagem é a colagem analógica, feita a partir de recortes, resultando em composições que evidenciam a justaposição.

Inspirada pela estética surrealista europeia de artistas como Max Ernest, Salvador Dali e René Magritte, a colagista transporta essas referências para o Brasil com o uso de cores quentes e grandes quantidades de elementos: técnicas bastante latinas, vistas por artistas como a mexicana Fridas Kahlo e o sergipano Arthur Bispo do Rosário. Nessa mistura e mergulhada em seu olhar múltiplo de colagista, educadora e poeta, mostra as infinitas possibilidades de ser e estar.


Serviço


Exposição "Colar Faz 20" 


Data: de 09 a 30/07

Vernissage: 09/07 ás 19:00

Local: Coletivo 308

Endereço: Rua Paschoalina Migliorini, 121 - Pte. Grande, Guarulhos

Visitação: após a vernissage a expo estará disponível para visitação previamente agendadas via e-mail colarfazbem@gmail.com

Entrada gratuita: verifique a classificação indicativa.

Redes sociais: Instagram (@colarfazbem), Linktree (https://linktr.ee/colarfazbem), e  Facebook (https://www.facebook.com/ColarFazBem)


BTW Guarulhos está nas redes sociais: Facebook Instagram.

Top Post Ad

Below Post Ad