Por Rosângela Cafasso
A série Arte Urbana em Guarulhos do blog BTW Guarulhos recebe com muita alegria, o grafiteiro e artista plástico Rim Chiaradia.
Rim Chiaradia é reconhecido no Brasil e no exterior por sua forma única de expressão artística. Foto: Rim Chiaradia |
Conhecido por sua forma única, o artista traz para suas obras, influências de grandes artistas do cubismo, como Portinari e Picasso. Rim Chiaradia, artista nascido e criado em Guarulhos, possui obras espalhadas pelo mundo, e em destaque, Espanha e Holanda.
Em 2010, o artista viajou a trabalho para a Espanha e pintou telas e grafites de Salvador Dalí e Picasso. Foto: Rim Chiaradia |
A cidade espanhola Barcelona possui várias obras do artista espalhadas em galerias e ruas, Rim exporta suas obras para vários países. Na cidade de Guarulhos, é visto constantemente através das suas intervenções em muros (participou de duas ações no Beco do Robin) e faz exposições no Brasil e exterior.
Entrevista com o artista multimídia Rim Chiaradia/Canal Mistura Urbana
“Comecei esporadicamente quando era jovem, com pichações. Após pintar a própria rua para comemorar a Copa de 1994, interessei pelo grafite em São Paulo (capital), nessa época trabalhava como office boy. Foi em 1997 que larguei tudo e fui dedicar a arte”, conta Rim.
Rim Chiaradia fez a sua primeira exposição em 1997, na cidade de Guarulhos (Biblioteca Monteiro Lobato). Desde então, partiu principalmente para as artes sobre paredes externas e telas que definem notavelmente sua perspectiva.
Nas artes plásticas, Rim cria pinturas sobre tela onde podemos ver temas voltados para o feminino e a natureza. Foto: Rim Chiaradia |
Rim complementa que além das referências dos artistas plásticos espanhóis, também traz inspirações de grandes artistas brasileiros do cenário do grafite, dentre estes cita os Gêmeos, Binho e Tinho.
Foi quando trabalhava nas regiões da Vila Mariana e avenida Paulista, no ano de 1997, que Rim conheceu os Gêmeos - artistas consagrados que iniciaram a arte no bairro do Cambuci - e neste momento Rim se tornou fã do estilo fluído e de vivências urbanas destes artistas brasileiros mundialmente famosos.
Grafite urbano. Foto: Rim Chiaradia |
Desde então Rim começou a pensar no estilo e nas formas de trabalhar o grafite com geometria, espaço, linhas e assim desenvolveu a própria linguagem.
Um dos trabalhos mais recentes, Rim Chiaradia grafitou o muro da E.E. Alice Chuery, região central, onde pode ser visto o trabalho chamado Gru - o Peixe, em referência ao peixe guaru que deu origem ao nome da cidade.
Pintura na escola EE Profª Alice Chuery por Rim Chiaradia e Kadu SRPK - Film/ Canal Gabriela Souza
“Expresso a opinião através da arte. A população treina o olhar e percebe como cada artista tem seu estilo”, fala Rim.
Além do grafite e artes plásticas, Rim Chiaradia faz documentários, exposições de fotografias e trabalhos comerciais.
Siga Rim Chiaradia no Instagram: https://www.instagram.com/rimchiaradia/