Por Rosângela Cafasso
O Beco do Robin é um dos pontos de arte urbana mais conhecido da cidade. O BTW Guarulhos entrevistou o idealizador Robson Ferreira, conhecido como Rob Urso.
Carismático e com um sorriso no rosto, Rob Urso contou ao BTW Guarulhos como era o beco antes e como este se tornou um lugar de encontros e histórias em meio da arte urbana proporcionada pelos grafites dos artistas guarulhenses e de fora da cidade.
Rob Urso em meio a grafites no Beco do Robin, situado no Parque Santo Antônio - Guarulhos/SP. Imagem: Arquivo pessoal, Rob Urso |
Rob Urso contou que a ideia surgiu durante a pandemia, em junho de 2020, quando acompanhava sua esposa pela viela que dava acesso a Rua Diva para ir ao trabalho (a viela dá acesso a duas ruas, Diva e Sargento Rubens).
Situação encontrada por Rob Urso antes da revitalização da passagem. Imagem: Arquivo pessoal, Rob Urso |
Nessa época, veio morar em Guarulhos, no Parque Santo Antônio. Rob Urso começou a levar sacolinhas e quando descia no ponto de ônibus em frente a passagem, aproveitava o tempo e recolhia o lixo do local.
Rob passou a varrer a escada e foi quando percebeu as possibilidades de revitalizar e melhorar através da arte do grafite este local.
Rob Urso varria as escadas da passagem por conta própria (agora conhecido Beco do Robin) e conscientizava os moradores sobre a importância de revitalizar o loca. Imagem: Arquivo pessoal, Rob Urso |
“Estava com muita vontade de fazer algo por este lugar, busquei ajuda do pessoal, não conhecia Guarulhos, gostava das artes”, diz Rob, o idealizador conversou com moradores por conta própria aprontou as paredes para receber os grafites.
Rob Urso conheceu o grafiteiro Iuri Mattos (@sully.artt) que estava iniciando sua arte na região e perguntou como o artista conseguia muros. Iuri e Rob viraram amigos e logo Rob convocou o amigo para essa missão e pensaram juntos no nome - Beco do Robin.
Rob preparou as paredes durante o ano de 2020, porém estas estavam muito deterioradas por conta da queima de móveis e fios. Rob junto com Iuri, conseguiram massa corrida e aproveitaram tintas doadas e pintaram os primeiros grafites no local.
Início dos trabalhos em 2020. Imagem: Arquivo pessoal, Rob Urso |
O destino lança novamente um encontro, ao passar de bike perto da região, o professor Evanir, do Colégio Mater Amabilis, que acreditou na intenção de Rob Urso e Iuri Mattos.
Com a ajuda do Professor Evanir, artistas conhecidos do cenário do grafite guarulhense foram convidados para participarem das ações de revitalização.
Claudinei Monteiro (entrevistado do BTW Guarulhos), Adriano Gambim e Rim Chiaradia, e em conjunto com Iuri Mattos criaram vídeos pedindo ajuda para preparar as paredes, o material foi enviado para marcas e casas de tintas.
O promotor de vendas Marcelo Pederiva, representando a Tintas Maza, contribuiu para revitalização do Beco do Robin.
A Tintas Maza manifestou interesse e avaliou positivamente essa ação social sem CNPJ, e convidou o Robson Melancia e Renato Thatha para pintarem e conhecer o Beco.
Ação foi durante um fim de semana, a ação contou com a presença dos artistas: Evol, Monster Ectoplasma, Micha, Loris, Caluz, Riska Vicia, Dies, Jones, Rim Chiaradia, Claudinei Monteiro, Robson Melancia, Pretoman, Big Zulu, Vinni, Sidão, Goró, Fnd, Drick-775, Nega do Leite, Julid145 e mais artistas da região que conseguiram juntos colorir o Beco do Robin no ano passado.
A Professora Vanda e seu irmão, Zequinha, são moradores do beco, receberam todos que participaram das ações coletivas com pães caseiros e lanches. Zequinha, irmão da professora, é colecionador de bonecos do Batman e criou a “Batcaverna” para visitação. Hoje, a professora Vanda e a família criaram um ponto de material e café para os artistas.
Rob acrescentou que o Colégio Mater Amabilis doou tintas para a primeira ação coletiva e que viraram quatro desenhos de Iuri Matos.
As telas pintadas pelo grafiteiro Iuri Matos serão rifadas, o dinheiro arrecado será destinada para a compra de tintas. Imagem: Arquivo pessoal, Rob Urso |
Iuri aproveitou as tintas que restaram para pintar quadros a serem rifados neste ano para conseguir custear mais tintas e dar continuidade aos trabalhos no Beco do Robin.
A pintura da Mulher Maravilha teve o apoio do projeto Plus Size por Representatividade.
O projeto Plus Size por Representatividade doou as latas de tintas para a arte da Mulher Maravilha exposta no Beco do Robin e organizaram a primeira feira no Beco do Robin com coletivo Pretos em Conexão.
Atualmente o Beco do Robin conta com mais de 110 artes de 50 artistas homens e mulheres da cidade e arredores e ainda possui sete espaços esperando artistas.
Rob Urso no Beco do Robin
“O objetivo agora é conseguir apoio para manter a zeladoria (limpeza e pintura) e colocar no mapa de turismo e trazer escolas com um artista convidado”, finaliza Rob Urso.
Serviço:
Beco do Robin
Local: Rua Diva, 208-246 - Parque Santo Antônio, Guarulhos - SP
Instagram: https://www.instagram.com/beco.do.robin/