Marcelo Menezes, famoso violonista carioca residente em Guarulhos, falou sobre o entusiasmo com a nova fase na música para o BTW Guarulhos.
Marcelo Menezes nasceu no Rio de Janeiro (Tijuca) e cresceu em São João de Meriti. O artista veio para Guarulhos depois que conheceu sua esposa, a guarulhense Cris Pelarin, ainda no Rio de Janeiro, e decidiu mudar de Estado de SP, o músico está na cidade há 16 anos.
Marcelo Menezes. Créditos: Leo Aversa |
Conhecido no cenário musical carioca e paulista, Marcelo Menezes é violonista, cantor, arranjador e compositor, estudou com Horondino Silva (Dino 7 cordas), aperfeiçoou técnicas na CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical) e foi integrante do Grupo Dobrando a Esquina desde 1990.
Créditos: Cris Pelarin |
Menezes esteve ao lado de grandes nomes do cenário artístico e musical brasileiro, participou de projetos com Chico Buarque, Zezé Motta, Miúcha, Zé Kéti, Mário Lago (in memorian), Dona Ivone Lara, Carmen Costa, Elton Medeiros, João Nogueira, Paulo César Pinheiro, Cristina Buarque, e muitos outros grandes nomes da música brasileira.
Nesta nova fase, o músico Marcelo Menezes dá voz às suas próprias composições: “sou um compositor que canta e interpreta as próprias músicas”.
O parceiro de música, Paulo César Pinheiro, foi quem incentivou o músico a soltar a voz. Marcelo Menezes fez o lançamento do último álbum em Portugal, sua apresentação foi no Coliseu do Porto e na cidade de Lisboa, ainda antes da pandemia acontecer.
Créditos: Cris Pelarin |
De volta a Guarulhos, Marcelo Menezes fez uma apresentação ao lado da atriz e cantora Zezé Mota e dos artistas Ivor Lancellotti e Salgado Maranhão no anfiteatro do Colégio Matter Amábilis.
Desde então, o músico vem se dedicando no aprimoramento de sua performance em cima do palco. Neste projeto, Marcelo Menezes toca violão e embala canções com uma colocação de voz suave, expressando a forma natural e excepcional na performance das músicas autorais presentes nos seus últimos álbuns: Festejo (2017), Guardião (2019) e o mais recente trabalho intitulado Marcelo Menezes (2022).
Sobre o último trabalho, Marcelo Menezes - o álbum, lançado em Portugal, as 14 faixas são excelentes trilhas sonoras para os momentos únicos que a música carioca proporciona ao nosso ser brasileiro, a emoção está presente no samba canção “Metade” e a alegria do ritmo contagiante de “É Xote, Mariana” na voz de Marcelo Menezes e Geraldo Azevedo, os arranjos e a harmonia mostram o brilho e profissionalismo deste grande artista da música popular brasileira.
Ouça os últimos trabalhos do violonista e intérprete Marcelo Menezes nas principais plataformas de streaming Spotify e Deezer.