Hot Widget

Pesquise aqui

Agenda Tarsila celebra centenário da Semana de Arte Moderna e vira documento histórico

 Ao longo de 15 meses, plataforma apresentou conteúdos diversos sobre o movimento modernista que colocou o Brasil em evidência no campo das artes.

(Divulgação)


Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e  gerido pela Organização Social Amigos da Arte, a Agenda Tarsila foi lançada em setembro de 2021 para celebrar os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922.


Desde o seu lançamento em 01 de setembro de 2021, data em que se comemora o nascimento de Tarsila do Amaral, a Agenda Tarsila  se tornou um guia completo e dinâmico sobre o movimento que revolucionou a cultura do País e ainda ecoa no cenário artístico atual. 


Além de acompanhar toda a programação do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que se estendeu ao longo deste ano e que já ultrapassou mais de 950 eventos com destaques para exposições, cursos, debates, shows, peças de teatro no Brasil e no mundo, a plataforma apresentou, inovou e eternizou a história dos grandes artistas e os reflexos de suas obras para as novas gerações. 


Ao longo de 15 meses, o projeto criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e  gerido pela Organização Social Amigos da Arte inovou ao disponibilizar centenas de conteúdos pelas redes sociais (InstagramTwitterFacebookTikTok e Youtube) envolvendo novidades sobre o centenário em diversas linguagens e movimentos artísticos como uma forma de atingir os mais variados públicos, em especial aqueles que usam as mídias sociais para se informar, entreter, e, claro, aprender.  


Foram 105 entrevistas com artistas e pensadores como Danilo Santos de Miranda, Elisa Lucinda, Silviano Santiago, Meno Del Picchia, Sylvia Malfatti, Tarsilinha do Amaral, Elisabeth Di Cavalcanti e Ruy Castro que levaram aos apaixonados por arte moderna detalhes históricos, análises e curiosidades sobre a vida e a obra de quem esteve envolvido com a Semana de Arte Moderna de 1922 com destaque para as obras e contribuições de Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Heitor Villa-Lobos, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Lasar Segall, entre outros. 


Pelas redes sociais, a plataforma alcançou um público variado ultrapassando a marca de dois milhões de engajamentos a partir de interações, posts, lives e stories com conteúdos diversificados sobre artes visuais, literatura, dança, cinema, moda, arquitetura, entre outros temas que contam com o modernismo em sua essência. 


A Agenda Tarsila é um projeto vitorioso que chega ao fim cumprindo sua missão de contar a história da Semana de Arte Moderna de 1922 valorizando a memória do movimento, dos artistas envolvidos e deixando à disposição de estudantes, professores e toda a sociedade um acervo gratuito, diverso e exclusivo sobre o movimento modernista. 


Sobre a Agenda Tarsila


A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (InstagramTwitterFacebookTikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.


Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e KOO App.  

Top Post Ad

Below Post Ad