Apresentações, oficinas e shows gratuitos nos dias 28 e 29 de janeiro.
Crédito: Lucas Landin, via Wikimedia Commons |
A arte do teatro chegou ao Novo Anhangabaú com o festival de teatro JORNADAS, que acontece nos dias 28 e 29 de janeiro. Idealizado pelo coletivo teatral DAS, a segunda edição traz o tema "Coletivos de SP Ocupam o Novo Anhangabaú" e o objetivo é promover o intercâmbio cultural sobre a criação teatral no Brasil. A programação é gratuita e conta com apresentações, oficinas de formação, shows de bandas convidadas, além de rodas temáticas de conversa. Toda a programação de atividades mensais gratuitas pode ser conferida no site e nas redes sociais: Instagram, Tik Tok e Facebook.
JORNADAS 28/01/23
No sábado, a partir das 14h, a Orquestra de formação Alberto Nepomuceno apresenta “Brincando de Orquestra”. Nesse espetáculo, o público pode interagir com a orquestra por meio de jogos musicais. Em seguida, o grupo Magiluth lidera um bate-papo com reflexões sobre aspectos políticos e poéticos contidos na montagem do espetáculo “Estudo N° 1 Morte e Vida”. Às 16h40, a Teatro Kaus Cia. Experimental apresenta “Havia um país aqui antes do Carnaval”.
O espetáculo cênico-musical “Opereta Lunar - Uma Sátira ao Patriarcado”, às 17h, traz canções originais e poesias autorais que fazem uma crítica satírica ao patriarcado estrutural e suas relações de opressão. Às 17h30, o Coletivo Sementes apresenta o espetáculo de contação de histórias "Histórias de vô e vó". Na sequência, Math Bispo expõe uma performance sobre a data da visibilidade trans na ocupação.
O espetáculo "Estudos para uma fuga possível", às 18h50, aborda o movimento dos bailarinos com a trajetória de personagens da peça “As três irmãs”, de Anton Tchekhov.
Para finalizar o dia, o grupo Cornucópia Desvairada anima o Samba da Ramos, às 20h, trazendo repertório de canções renomadas e autorais nos ritmos de samba, frevo, carimbó, axé, maracatu, entre outros.
JORNADAS 29/01/23
Já no domingo, o Festival JORNADAS começa às 14h10 com o Solo RÉS - Fragmento Performático, que tem como temática o universo do encarceramento feminino a partir da vulnerabilidade do corpo da mulher negra no Brasil. Às 14h40, Coletiva Indomáveis apresenta C.A.V.A.L.A. Em seguida, a risada é garantida com a Trupe Mitos e Contos apresentando "A Origem dos Tambores".
Às 16h, o ator, diretor e dramaturgo Jé Oliveira refletirá sobre os aspectos políticos e poéticos contidos na montagem do espetáculo “Gota D’água {PRETA}”, que lhe rendeu o prêmio APCA de Melhor Direção em 2019. Na sequência, Treinos Públicos traz o espetáculo "Instantes de Abismo", às 17h10.
Às 18h10, o Coletivo Legítima Defesa apresenta a performance Améfrica Mix Tape. E, para finalizar o final de semana, o Sons do Vale recebe a Mini Orquestra Macondo, banda que mistura ritmos regionais como xote, xaxado e baião com a canção rural, rock e funk.
Serviço Novo Anhangabaú:
28/01 (sábado) e 29/01 (domingo).
. Das 10h às 14h: oficinas de formação.
. Das 14h às 20h: apresentações de trabalhos dos coletivos participantes.
. Das 20h às 22h: shows com bandas convidadas.
Local: Terra de Todos e Praça Pedro Lessa
Legenda: livre
Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e KOO App.