Hot Widget

Pesquise aqui

Especial BTW Guarulhos: grupos apresentam danças da cultura boliviana na capital

Por Rosângela Cafasso 

Nesta sexta-feira (17), o BTW Guarulhos dedica seu espaço para a cultura boliviana; grupo de Guarulhos participa das apresentações

Crédito: Carina Cafasso

Pluricultura, representatividade e diversidade: a cultura boliviana é fascinante e surpreendente, e conhecer a sua riqueza cultural através dos grupos de danças típicas mostrou para esta jornalista o quanto o país possui características que se aproximam do nosso, por conta das mudanças sociais e históricas que influenciaram a sua cultura. 

Há apenas algumas semanas, por meio de conversas e indicações, foi possível pesquisar grupos de folclore boliviano, mesmo de forma ainda mínima se comparada à diversidade cultural do país.

Crédito: Carina Cafasso

Para minha surpresa, durante uma cobertura no Sesc Guarulhos, a pausa do café trouxe o que mais necessitava, estava sobre uma mesa um guia “Em Cartaz” do Sesc e que trazia em sua programação as “Danças Bolivianas - Avenida Paulista”.

Não hesitei, bastou apenas uma ligação e um e-mail e prontamente o Sesc Avenida Paulista atendeu o meu pedido liberando o acesso à esta apresentação que aconteceu no dia 11 de março, um domingo chuvoso, mas nada atrapalhou o propósito desta jornalista em conhecer a diversidade cultural e, quem sabe, conhecer algum grupo de Guarulhos. 

Diversidade, luta e tradição 

Organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil “ACFBB”, a apresentação das danças bolivianas contou com a participação de quatro grupos que trouxeram ritmos e contextos históricos de diferentes regiões da Bolívia.

Em entrevista, a presidente da ACFBB, Judith Sinaniz Gallegos, comentou sobre os trabalhos da entidade e a diversidade de danças folclóricas na Bolívia: 

“Dentro das nossas danças temos demonstrações de várias regiões: de La Paz, Cochabamba, dos Trópicos, e temos a Dança Afro-Boliviana que tem crescido um pouco mais com as novas gerações e mostrando a diversidade cultural da região dos Yungas; os Yungas é onde temos a comunidade Afro-Boliviana”
Os Yungas da Bolívia, é uma estreita região que se estende de La Paz ao departamento de Santa Cruz e Cochabamba.

Judith salienta que "as roupas das danças afro-bolivianas são brancas e representam esperança e pureza, enquanto aquela fitinha vermelha significa o sangue derramado pelos seus ancestrais”

A maior influência africana sobre a cultura boliviana é a música Saya ou La Saya. A Saya está no DNA dos povos afro-bolivianos e perpetua uma história de luta e tradição dos negros bolivianos

Sobre a mulher na dança, Judith Sinaniz complementa que “a mulher é um personagem muito importante, porque é o que mostra a beleza boliviana, o multicultural, tanto que o nosso país é chamado de pluricultural, porque temos vários tipos de cultura”.

“É muito importante a participação da mulher boliviana, o que dá beleza e alegria a todos os tipos de dança, e as roupas são muito importantes e que faz parte, são coloridas e estão de acordo com a região”, finaliza Judith.
A apresentação contou com a demonstração das danças dos Tinkus, que representam um confronto ritual e ocorre na região norte de Potosí e sul de Oruro, na Bolívia, e as Caporales, uma dança pós hispânica, cujas raízes estão ligadas à Saya dos afro bolivianos que vivem na região e é caracterizada por suas roupas coloridas e movimentos de saltos, voltas e coreografias sincronizadas.

Grupo de folclore boliviano guarulhense participa de apresentações na capital

Recebida pela equipe de comunicação do Sesc Avenida Paulista, pergunto sobre se entre os grupos haviam pessoas da minha cidade e prontamente veio a resposta: SIM!

A comunidade boliviana tanto da capital quanto de Guarulhos é extremamente numerosa. De acordo com uma matéria do jornal Guarulhos Hoje de 2019, cerca de 1,2 mil bolivianos residem na cidade (Fonte: https://www.guarulhoshoje.com.br/2019/03/26/acao-de-cidadania-atende-12-mil-bolivianos-residentes-em-guarulhos/).

Um grupo apresentou as danças conhecidas como “Chacareras”, originárias do sul da Bolívia e noroeste da Argentina e dançadas desde o século XIX.

Suzana e Christian são moradores da região do Jardim Paraventi e Cocaia e falaram, com sentimento de amor, sobre a cultura da terra natal:

“Represento a cultura da minha família a 20 anos, a representatividade da mulher é muito importante, tem o nosso charme, temos toda a beleza, e representamos muito bem a dança folclórica (...) A gente chama bastante atenção tanto pela roupa quanto pela nossa beleza”, fala Suzana.

“O balé folclórico boliviano já tem mais de 15 anos em Guarulhos, nós representamos a cultura e costumes da Bolívia em todo o seu âmbito de dança. A Bolívia tem mais de 50 danças catalogadas”, explica Christian.

Na Bolívia, a Chacarera é uma dança típica difundida na província Gran Chaco e em Tarija e está presente nos desfiles folclóricos em La Paz, Oruro e Cochabamba.

Apesar de a cidade de Guarulhos ser relativamente próxima a São Paulo, ainda é comum ver muitos grupos que desejam manter suas tradições vivas buscando na capital oportunidades para mostrar sua arte e cultura.

Christian finaliza sua participação nesta reportagem com um pedido: eles estão em busca de apoio cultural para apresentar as danças bolivianas em Guarulhos.

Fé e devoção, a base do folclore boliviano

Todos os anos, no mês de agosto, milhares de bolivianos e pessoas de outras nacionalidades devotos das virgens padroeiras da Bolívia (a Virgem de Copacabana, a Virgem de Urkupiña e a Virgem Del Socavón) promovem em São Paulo a Festa da Fé e Cultura da Bolívia, considerada a mais alta expressão do folclore boliviano, perpetuando a identidade desses imigrantes.

A 15ª Festa Fé e Cultura da Bolívia, organizada pela ACFBB (Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil), em comemoração aos 198 anos da Independência deste país, acontecerá no dia 12 de agosto de 2023, na Praça Heróis da FEB, ao lado do Campo de Marte, em Santana, São Paulo - SP.

Mais informações, acesse: https://www.acfbb.org.br/folclore-boliviano/

Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e KOO App.  

Top Post Ad

Below Post Ad