A Maternidade Jesus, José e Maria (JJM) é mantida pela Associação Beneficente Jesus, José e Maria, fundada em 1980, entidade filantrópica, sem fins lucrativos. A construção, no Parque Renato Maia, foi feita lentamente, mediante angariação de recursos com eventos e campanhas.
Iniciou prestando serviços com características de uma unidade básica de saúde, em 1992. Em dezembro de 2002, finalmente, a Maternidade começou a realizar partos. Os equipamentos foram custeados pelo Programa ReforSUS, do Ministério da Saúde.
Desde então, a JJM realizou 100 mil partos, todos em atendimentos pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Em 2018 e 2019, foi considerada a maternidade que mais partos realizou no Estado de S.Paulo. A única fonte oficial de custeio chega por meio da Prefeitura de Guarulhos, com grande parte dos recursos advinda de verbas federais. Esporadicamente, alguma emenda parlamentar destina verbas específicas – estaduais ou da União – para determinada aquisição ou finalidade.
As receitas são sempre inferiores às despesas, mesmo havendo todos os esforços de gestão para minimizar custos. Assim, ano após ano, a JJM tem sobrevivido graças ao apoio da população e de empresas locais, com eventos e parcerias. Os cargos estatutários são exercidos como voluntários.
Nesse sentido, está sendo promovido no próximo domingo, dia 21/5, a partir das 12h, um almoço beneficente, que será realizado no salão do Lions Clube, na rua Lions, Jardim Iporanga (região da Vila Rio de Janeiro). Na oportunidade, a atual diretoria prestará contas dos valores recebidos, confrontando-os com as despesas, e o quanto é necessário complementar mensalmente para manter a qualidade dos serviços prestados, como enfatiza o diretor administrativo, Nelson Fernandes.
Quem está encabeçando a organização do evento é o empresário Valdir Pinto, da Rodacenter. Ele explica que, além de obter recursos com o almoço propriamente, o objetivo é conscientizar toda a sociedade civil para a necessidade de pensar em formas que atenuem essa necessidade constante de “passar o chapéu”.
“Não há dúvida da importância dessa instituição para a população mais carente de Guarulhos. Há meses em que são feitos mais de 500 partos. Muitos deles, com necessidade de utilização de UTI, seja para as mães ou para os bebês. Gastos com medicamentos e insumos exigem verbas que não vêm do SUS. Durante o evento, pessoas da equipe irão percorrer as mesas para esclarecer dúvidas e captar sugestões. É um trabalho digno, que merece todo apoio”, afirmou.
A contribuição para participar do almoço é de R$ 150. Para adquirir convites, entrar em contato com Miriam Moreira, na JJM, pelo celular (11) 95401-7400 ou com Valdir, pelo celular (11) 94006-6799.