No Brasil, existem mais de 3960 museus, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e um dos principais desafios para realização de projetos dessa natureza é o investimento financeiro. Já é sabido que o poder público, por si só, não é capaz de dar conta de assumir tais custos integralmente. Por isso, ao longo dos últimos anos, as leis de incentivo tem se mostrado um caminho para viabilizar museus e exposições no país.
A Incentiv, ecossistema de impacto social que atua na viabilização de projetos através de leis de incentivo, foi responsável por contribuir para a realização de diversos museus e exposições, com destaque para o Museu da Bolsa do Brasil (Mub3), inaugurado em agosto do ano passado, no prédio da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), no centro histórico da capital paulista.
Em um prédio construído na década de 1940, o museu propõe uma reflexão sobre a história do mercado de títulos que, no Brasil, remete ao século 19. No acervo, diversos itens usados nos pregões desde 1930, como telefones e painéis eletrônicos, mostrando a evolução tecnológica da atividade. O museu também traz vídeos e materiais que apresentam a evolução da bolsa, que já foi Bolsa de Mercadorias e Futuros, na década de 1990, e Bovespa, nos anos 2000, além de fotos e relatos de pessoas que fizeram parte da história.
Ao todo, considerando o projeto inicial e a continuidade da operação, o Museu já mobilizou mais de R $15 milhões, sendo viabilizado a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, com patrocínio da B3. O Mub3 é o primeiro museu sobre a história do mercado de capitais no Brasil, sendo que é de suma relevância que os conteúdos sejam passados de forma lúdica para a população, buscando democratizar um conhecimento que é quase sempre inacessível à maioria .
De acordo com Gisele Bueno, coordenadora de Inovação Social da Incentiv, “o maior desafio desse tipo de projeto é prever todas as necessidades, desde manutenção de acervo, manutenção do espaço físico, comunicação, recursos humanos e outras demandas de ‘bastidores’". Segundo ela, todas as leis de incentivo à cultura preveem a possibilidade de projetos de museu e/ou memória. Mas a Lei Federal (Rouanet) é a que flexibiliza mais os valores a esse tipo de projeto, já que não tem limite de valor por projeto. Estima-se que, pela Lei Rouanet, na categoria de museus, já foram viabilizados mais de 476 projetos, movimentando mais de R$ 862 milhões de reais, via mecenato.
Em celebração ao dia internacional dos museus, o Mub3 fará parte de uma programação especial que contará com visita guiada e gratuita.
"A visita mediada à exposição terá o foco na sustentabilidade, possibilitando aos visitantes ampliar seu repertório sobre ESG. Estamos com alguns ingressos disponíveis, mas a procura tem sido boa, com certeza essa visita entrará em nossa programação no futuro", destaca Gabriela Alevato, museóloga do espaço.
Para visitar o Mub3, é só acessar o site institucional para fazer reserva de ingressos.
Serviço
21ª Semana Nacional de Museus - MUB3
Visita mediada no ponto de encontro
Data e horário: 18/05 - 13h-14h ; 19/05 - 13h-14h.
Duração: 1h
Participação mediante retirada de ingresso pelo site ou 30 minutos antes na bilheteria do MUB3 - Link
Quantidade de público: até 23 pessoas.
MUB3 - Museu da bolsa do Brasil
Rua XV de Novembro, 275 – Centro, São Paulo – SP. Mezanino.
Aberta a todos os públicos.
Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e KOO App.