Neto Artigiani é um dos 50 brasileiros participantes do 8º Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein
O artista plástico e morador de Guarulhos Neto Artigiani comemora sua primeira exposição fora do Brasil, durante o 8º Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein, principado localizado entre a Áustria e a Suíça, na Europa central. O salão, que teve início no último dia 17 e segue até o dia 2 de julho no Gasometer Cultural Center, tem curadoria de Bruno Portella e Petra Büchell e é promovido pela Instituição Casa Brasil Liechtenstein e sua Consul Honorária, Denise da Cruz Campitelli.
Em Liechtenstein, Artigiani apresenta “Essência” (óleo sobre tela, 2023), obra criada para a exposição a partir do tema “Futebol Arte”. O tema chama atenção para o fato de que a arte também está presente nos jogos de futebol e se manifesta em valores estéticos como beleza, harmonia e equilíbrio, que são expressados espontaneamente nos movimentos dos jogadores.
Artigiani, que também é tatuador, trabalha com arte figurativa e realista e gosta de usar o ser humano como matéria-prima de suas obras.
“A obra Essência vai ao encontro da proposta da exposição, e procura mostrar o futebol de uma maneira diferente, para além dos 90 minutos de jogo, seus dois tempos e 11 jogadores de cada lado. Por isso, Essência mostra exatamente o que o brasileiro é capaz de fazer dentro de campo, a questão do improviso e a possibilidade de fazer muito com poucos recursos”, conta.
Torcedor do Santos e natural de Marília, Artigiani enfatiza que o futebol vai muito além do jogo e lembra da ocasião em que o time de Pelé conseguiu parar uma guerra na Nigéria, em 1969, durante amistoso em Benin.
O 8º Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein conta ainda com a participação do muralista Eduardo Kobra, e mais 50 artistas brasileiros. Para saber mais sobre o trabalho artístico de Neto Artigiani, siga o perfil do artista no Instagram @artigiani___.