Neste domingo (23), das 13h às 18h, a Biblioteca Monteiro Lobato recebe o lançamento de Histórias de Esquina, novo livro do cartunista Fausto Bergocce com prefácio do maestro Júlio Medaglia e posfácio e revisão do jornalista Valdir Carleto. A entrada é gratuita e a classificação, livre.
Além dos quadrinhos criados por Bergocce, Histórias de Esquina conta com textos do amigo e jornalista Assis Ângelo, que deu vida a personagens e histórias inusitadas, encontros imaginados casualmente em esquinas, como os bate-papos entre o escritor Machado de Assis e seu personagem Dom Casmurro, Adoniran Barbosa e Elis Regina, Beethoven e Patativa do Assaré, entre outros.
Ao todo, os 36 quadrinhos de Histórias de Esquina, o décimo sétimo livro publicado por Fausto Bergocce em seus 50 anos de profissão, dão a dimensão da criatividade exacerbada do cartunista.
No dia 29 de julho, sábado, das 13h às 18h, Fausto faz novo encontro com o público na Biblioteca Monteiro Lobato para o lançamento de Histórias de Esquina. O público pode ainda visitar a exposição Ainda Não Foi DHexa Vez, em exibição no espaço expositivo da biblioteca.
Sobre Fausto Bergocce
O cartunista nasceu em 18 de novembro de 1952 em Reginópolis, a cerca de 405 quilômetros de São Paulo. Ele e sua família se mudaram para Guarulhos em 1964 e, em 1972, aos 20 anos, Fausto começou a trabalhar no jornal Diário de Guarulhos. Em 1974 ele foi contratado como arquivista do jornal Guaru News, passando para a redação como ilustrador.
Trabalhou ainda no jornal Última Hora de 1976 até seu fechamento em 1979. Fausto entrou para o Diário Popular em 1986, contratado para ilustrar a Copa do Mundo no México, e saiu no final de 2003, dois anos depois do jornal ter se tornado Diário de São Paulo. Entre 2006 e 2014 trabalhou no jornal Olho Vivo (depois novo Diário de Guarulhos). Desde então atua como freelancer em seu ateliê como pintor e cartunista e nas redes sociais.
Para saber mais sobre Fausto acesse o perfil do artista no Instagram: https://www.instagram.com/faustobergocce/.
Serviço
A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.