Atividade é destinada a todos os interessados maiores de 18 anos e será realizada neste sábado (15)
Crédito: Instagram |
Formatada originalmente no modelo presencial, a oficina foi reelaborada durante a pandemia e passou a ser oferecida em formato digital, viabilizando a participação de pessoas de diferentes estados. “A oficina tem muito conteúdo e sempre contamos com a participação de professores, estudantes de pedagogia, atores que querem aprender sobre a arte da contação e até de mães que têm filhos pequenos”, comenta Leda Fernandes, idealizadora do projeto.
Com conteúdo teórico e prático, a programação inclui um trabalho de reconhecimento do corpo e da voz como instrumento da contação de histórias, passando pela interpretação e abordando diferentes formas de contar histórias. “Faremos exercícios para descobrir gestos e vozes capazes de potencializar essa arte que é tão envolvente e tem um papel tão importante na vida das crianças. A proposta é facilitar a descoberta das várias ‘vozes’ das histórias, reveladas por meio de quem faz a contação”, explica Leda. Ao final da atividade será entregue um certificado de participação.
Esta edição especial do projeto inclui, ainda, duas oficinas presenciais para educadores de Lençóis Paulista (SP) e duas em Macatuba (SP), além de programas de rádio, uma exposição dos figurinos utilizados desde sua criação – que ocorrerá de 10 de agosto a 13 de setembro em Lençóis Paulista – e mais de 200 contações de histórias para crianças da rede pública desses dois municípios.
O projeto A Hora do Conto - 20 anos fazendo histórias! tem patrocínio exclusivo da Lwart Soluções Ambientais, e é realizado pelo Ministério da Cultura e Leda Fernandes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Quem é Leda Fernandes
Leda é pedagoga, contadora de histórias, atriz, diretora pedagógica do ensino fundamental I, diretora teatral e produtora cultural. Formada em Letras e Pedagogia, tem pós-graduação em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino de Artes.
Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, dentre os quais o de Melhor Condução de Pesquisa no Mapa Cultural Paulista 2015, com Vozes de Nelson; Melhor Diretora no Mapa Cultural Paulista 2013 – 2014, com Medéia; Melhor elenco com Corpos de Fogo, Pele de Anjo no Festival de Teatro de Avaré – 2013; e Melhor Diretora com Medéia no 11º Festaett – 2012.
Na Cia Teatral Atos & Cenas desde 1993, produziu e atuou em inúmeras peças, como Histórias de um boneco Pinóquio; A princesa Perna Fina; Tá dando a maior Zica; Solteira, Casada, Viúva, Divorciada; Os Falecidos, entre outras. Já realizou mais de 800 contações de histórias em escolas públicas, praças e bibliotecas, pelo projeto A Hora do Conto, além de promover dezenas de oficinas e workshops, fazendo a diferença para mais de 11,4 mil participantes.
Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, KOO App e Threads.