Hot Widget

Pesquise aqui

Seminário Virtual do Ciclo Sonhar o Mundo 2023 abre as inscrições

 Entre 17 e 19 de julho, o ciclo de formação Sonhar o Mundo 2023 realizará o seminário virtual “Performances museológicas para além da eloquência antirracista”

 


Conceitos, processos históricos e estruturas sociais que perpetuam estereótipos, a partir do ponto de vista de grupos racializados, serão apresentados em três encontros, sempre das 19h às 21h, no seminário virtual “Performances museológicas para além da eloquência antirracista”. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário.
 

O seminário será conduzido por duas convidadas: a educadora, historiadora e museóloga Suzy Santos, com ampla atuação e pesquisa em políticas públicas para o patrimônio e museus de base comunitária; e Carolina Rocha, historiadora e museóloga do Museu das Favelas. As discussões propostas para os participantes têm o intuito de fomentar a criação de práticas antirracistas nas instituições e apresentar iniciativas cotidianas que materializam a transformação social.
 

Confira o programa:
 

17/07 | segunda-feira

A racialização de sujeitos plurais: processos históricos, estruturas sociais e subjetividades

Será comandado por Suzy Santos. Na ocasião, os palestrantes compartilharão pesquisas, experiências e reflexões a respeito dos estereótipos, do racismo e da xenofobia. Participam da atividade: 

  • Casé Angatu Xukuru, indígena do Território Tupinambá em Olivença (Ilhéus/BA). Ele possui pós-doutorado em psicologia, é doutor pela FAU/USP, mestre pela PUC/SP e historiador pela UNESP. Também é docente na UESC e no programa de pós-graduação em ensino e relações étnico-raciais da UFSB.
     
  • Vanessa Marinho é mestre em história, especialista em história e cultura afro-brasileira e em gestão cultural. Ela conta ainda com experiência em museus nas áreas educativa e de pesquisa, documentação e acervos.
     
  • Bruno Naomassa Hayashi, doutorando em sociologia pela USP, mestre pela Unicamp e pela Universidade de Nagoya. Ele pesquisa as representações sobre a imigração japonesa no Brasil com ênfase nas mudanças do lugar de japoneses e descendentes nas relações raciais brasileiras.
     

18/07 | terça-feira

Gestão museológica e direitos humanos: diversidade, convivência e respeito.

 

As participantes apresentarão ao público mecanismos para o desenvolvimento de políticas afirmativas institucionais, estratégias metodológicas e de gestão de recursos humanos que considerem a complexidade e a desigualdade da sociedade brasileira. Participam da atividade:

  • Carolina Rocha, técnica e bacharel em museologia, licenciada em história, articuladora da Rede Museologia Kilombola e museóloga do Museu das Favelas.
     
  • Solange Feliciano, empreendedora social e conselheira administrativa da ONG Makers Code, com experiência em posições de liderança voltadas a projetos de ESG, com foco no impacto social.

 

19/07 | quarta-feira

Representação e representatividade em museus e espaços culturais

 

As participantes compartilharão análises sobre a diversidade em equipamentos culturais, processos de constituição de acervos, composição de equipes técnicas e de gestão e garantia de acesso amplo a públicos de diferentes perfis. Será comandado por Suzy Santos e terá como convidada Joseania Miranda Freitas, professora titular do curso de Museologia da UFBA, pesquisadora do Museu Afro-Brasileiro-UFBA.
 

Sonhar o Mundo

O Sonhar o Mundo é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do Sistema Estadual de Museus, que busca articular e mobilizar discussões sobre a atuação dos museus em respeito e defesa dos Direitos Humanos.

 

Por meio de oficinas formativas dedicadas aos profissionais de museus, o projeto pretende qualificar equipes para atender à diversidade de visitantes e aprofundamento em pautas da contemporaneidade. As ações visam reconhecer a contribuição dos museus para a formação de uma mentalidade coletiva, com solidariedade e respeito à diversidade cultural. Ao longo dos anos já foram contempladas as temáticas de deficiência e acessibilidade em museus, direitos das mulheres, solidariedade e cultura como direito.

 

Performances museológicas para além da eloquência antirracista

17, 18 e 19 de julho de 2023

Das 19h às 21h

Mediadoras: Suzy Santos e Carolina Rocha

Palestrantes: Casé Angatu Xukuru, Vanessa Marinho, Bruno Naomassa Hayashi, Solange Feliciano e Joseânia Miranda de Freitas

Plataforma Zoom, com interpretação de libras e legendas ao vivo

Inscrições: aqui


Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitterKOO App e Threads.  

Top Post Ad

Below Post Ad