Hot Widget

Pesquise aqui

Claudinei Monteiro: Entre Muros e Telas - Uma conversa sobre Arte e Educação

Veja Arte com Quem Faz Arte - Por Rosângela Cafasso 

Educador, artista plástico e grafiteiro fala sobre a arte no contexto urbano e na prática de sala de aula

Cláudinei Monteiro, professor e artista plástico, com 14 anos na educação, inspira-se em 36 países, expondo sua arte no Brasil e no exterior, incluindo Portugal e Estados Unidos. Crédito: Arquivo Pessoal

Numa super live descontraída com o amigo, artista grafiteiro, plástico e professor da rede estadual de Guarulhos, Claudinei Monteiro se revela mais do que um artista; ele é um viajante nato, um aventureiro que busca inspiração em cada canto do mundo que visita. Com passagens por incríveis 36 países, o artista trouxe consigo uma riqueza de experiências e culturas que se refletem em sua obra única.

Na live que ocorreu na tarde de 16 de setembro, o artista e educador falou sobre sua arte, uma verdadeira imersão no surrealismo, onde as expressões dos olhos se entrelaçam com o movimento humano e a natureza. Cada pincelada, cada traço conta uma história, uma jornada pessoal que nos leva a questionar nossa própria realidade.

Crédito: Arquivo Pessoal

Claudinei começou nas artes ainda adolescente, através do ateliê da professora de artes, Nanci Poeta, que deu grande incentivo ao artista para ingressar na área educacional e desenvolver sua forma de ver a arte. Com o apoio de sua amiga Lucília, Claudinei fez uma especialização em História e Crítica de Arte em nível de pós-graduação pelas Faculdades Belas Artes.

Sua primeira experiência com o Graffiti ocorreu no Lago dos Patos, Vila Galvão em Guarulhos, quando o artista participou do "Encontro Intervenções" que ocorria no último domingo de cada mês entre os anos de 2009 e 2010.

Um dos momentos mais marcantes desta live foi o debate sobre a cena artística e a ocupação de espaços urbanos em Guarulhos, algo que demanda um olhar mais atento por parte da gestão pública. É necessário que haja políticas públicas que permitam a ocupação de várias áreas, como mencionado pela jornalista Rosângela, que citou o exemplo do uso de praças públicas como locais para intervenções artísticas, além dos teatros da cidade. Vale destacar que o Teatro Nelson Rodrigues está passando por obras de reestruturação e reformas.

Atualmente Claudinei Monteiro pertence ao quadro docente da PEI Dna E.E. Brasília Castanho de Oliveira com a eletiva “Graffiti contempla uma Viagem pelo Mundo”.

Conheça o trabalho do artista e professor Claudinei Monteiro através do seu site: https://www.claudinei-cmg.com/

Siga o BTW Guarulhos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitterKOO App e Thread

Top Post Ad

Below Post Ad