As juventudes do município têm encontro marcado para conhecer a 10ª Feira do Estudante de Guarulhos, com o tema Inspiração para Continuar, que vai acontecer nos dias 9 e 10 de outubro, das 9h às 21h, no Adamastor
Crédito: Divulgação / PMG |
O público poderá obter informações sobre estágios, cursos de idiomas e profissionalizantes, ensino técnico, programas de emprego e ainda visitar mais de 60 estandes para conhecer projetos desenvolvidos em instituições de ensino e entidades que atuam no município, como a Unifesp, a Fatec e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a UNG, a Unisa, o Eniac, o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), o Senai, a Escola de Administração Pública Municipal (Esap Guarulhos), o Grau Técnico, o Centro Britânico de Idiomas, o Sesc, o Sebrae, entre outras.
A Subsecretaria da Juventude, coordenadora do evento e integrante da Secretaria de Direitos Humanos, calcula que mais de 15 mil visitantes passem pelo evento, considerado um dos mais importantes para o segmento estudantil da cidade.
Projetos
A UNG irá apresentar o projeto Comunicação para Transformar, dos cursos de jornalismo, rádio, TV, cinema e fotografia, no qual as pessoas serão entrevistadas por profissionais e alunos da universidade em um estúdio especialmente montado para o evento. Por sua vez, a Unifesp, a Fatec e o IFSP levarão os trabalhos de robótica que desenvolvem.
Já a Unisa vai montar o Espaço Maker, que trará uma aula-show dos cursos de engenharia e arquitetura envolvendo impressora 3D, arquitetura 3D e robótica.
Por sua vez, o Eniac irá expor programas de desenho e produção de peças com impressora 3D, projeto de aerodesign (envolvendo engenharia aeronáutica), além de disponibilizar aos presentes aferição de pressão arterial (cursos de enfermagem e de farmácia), massagem (cursos de estética e de fisioterapia), dicas de qualidade de vida e exercícios físicos (curso de educação física) e cálculo do índice de massa corpórea (IMC), do curso de nutrição e biomedicina.
Os estudantes poderão verificar ainda projetos desenvolvidos pela Secretaria de Direitos Humanos por meio das subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão (Diga não ao Capacitismo), de Políticas para as Mulheres (orientações sobre violência contra a mulher) e Igualdade Racial (exposição Mulheres e Homens que Mudaram o Mundo, artesanatos indígenas e informações sobre igualdade racial).
Mesa de triagem pedagógica, exposições de cooperativas de materiais recicláveis e de resíduos enfardados estão entre os projetos que a Secretaria de Serviços Públicos levará para a feira.
O Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.