Programa Fábricas de Cultura está com processos seletivos abertos para duas iniciativas formativas, com oferta de bolsa-auxílio, vale transporte e certificação
Crédito: Fábrica de Cultura SP |
Buscando formações gratuitas e acessíveis em áreas artísticas? O programa Fábricas de Cultura - da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis - está com processos seletivos abertos para duas iniciativas de formação artística voltadas para as áreas da dança e das artes circenses.
Núcleo Luz oferece formação em dança no centro de São Paulo
O Núcleo Luz - projeto artístico-pedagógico integrante do Programa Fábricas de Cultura - está com edital e formulário de inscrição aberto para o Ciclo I até 21 de janeiro no site das Fábricas de Cultura. A formação é voltada para jovens de 14 a 21 anos de idade que vivem na região metropolitana de São Paulo e que tenham vivência em práticas corporais, entre eles, a dança, esporte, circo, capoeira e teatro. Além desses requisitos, a disponibilidade para frequentar as aulas na sede do projeto, no bairro Bom Retiro, em São Paulo, nos dias e horários do curso.
A seleção inclui testes práticos presenciais. O início das aulas está previsto para 12 de março e toda a formação tem cerca de 20 horas semanais, com a duração total de três anos. O Ciclo I é um curso regular e gratuito de experimentação em dança por onde os aprendizes vivenciam aulas práticas de introdução, experimentação e aprofundamento em diferentes códigos da dança; integram processos criativos e experiência artística; aulas teóricas de construção do pensamento crítico; além de atividades socioemocionais e socioculturais.
As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 12h, na sede do projeto localizado na Rua Talmud Thorá, 52, em São Paulo, próximo ao metrô Tiradentes. Para seguir nesta formação, os aprendizes selecionados recebem benefícios mensais formados por uma bolsa-auxílio de R$100,00, alimentação e transporte. Para conhecer os demais cursos e os espetáculos do Núcleo Luz, acesse o site do projeto.
Projeto FOLIA foca no mercado de trabalho circense
Estão abertas, do dia 4 até 20/01, as inscrições para a 2º turma do FOLIA – Formação e Desenvolvimento nas Artes Circenses, um curso livre profissionalizante gratuito oferecido pelo Programa Fábricas de Cultura. O processo seletivo terá testes práticos e entrevistas para selecionar os 20 aprendizes que participarão da formação aplicada na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.
Os interessados precisam ser maiores de 16 anos, residentes das periferias da capital ou da Região Metropolitana de São Paulo, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, ter alguma experiência na área e a intenção de entrar no mercado de trabalho circense. É oferecido aos aprendizes bolsa-auxílio mensal de R$700,00, vale-transporte e vale refeição. A maior parte dos materiais necessários, como equipamentos e livros, são oferecidos pelo projeto.
A formação é focada no desenvolvimento pessoal dos aprendizes com aulas técnicas e teóricas relacionadas às atividades circenses profissionais, visitas a espetáculos e companhias profissionais, apresentação de espetáculos nas unidades das Fábricas de Cultura, além de uma prática regular de estímulo à criação e à análise crítica. O curso atua para qualificar os aprendizes a atuarem em produções circenses e artísticas em geral, atuando como artistas empreendedores capazes de criarem e produzirem as próprias ações e performances artísticas.
A turma selecionada terá contato com educadores de mais de uma técnica circense, dentro das quatro áreas principais: manipulação, equilíbrios, aéreos e acrobáticos. Aulas de teatro, dança e matérias teóricas, que incluem conteúdos relacionados à Produção e Montagem do Espetáculo e a História, Filosofia e Política da Arte completam a formação realizada pelo FOLIA. As aulas serão de terça a sábado, das 14h às 18h.
Ao final da formação, com duração de dois anos, os participantes receberão certificado. Saiba mais sobre o projeto e confira o edital no site das Fábricas de Cultura.
SERVIÇO:
(Gratuito)
Processo Seletivo | Ciclo I 2024 -
Núcleo Luz
1ª Etapa classificatória: formulário de inscrição on-line;
2ª Etapa classificatória: teste prático presencial
14 a 21 anos | presencial
Inscrições on-line: até 21/01 (edital e formulário disponíveis no site - clique aqui).
Convocação para teste prático: 24/01
Teste prático presencial: 15 e 16/02
Convocação dos aprovados: 29/02
Início das aulas: 12/03
Aulas na sede do Núcleo Luz - End: Rua Talmud Thorá, 52, Bom Retiro - São Paulo/SP
2º Turma do Projeto FOLIA – Formação e Desenvolvimento nas Artes Circenses
Inscrições: 4 a 20/01 | Acesse o formulário e o edital aqui.
Testes presenciais: 30/01, terça-feira, 1/02, quinta-feira, e 2/02, sexta-feira, entre 10h e 17h
Entrevistas: 6, 7 e 8/02, terça-feira a quinta-feira, entre 10h e 17h
Lista com os aprovados: 14/02, quarta-feira
Matrículas presenciais na unidade: 15/02, quinta-feira
Início das aulas: 5/03, terça-feira
Vagas limitadas | 20
Dia e horário das aulas: de terça a sábado, das 14h às 18h.
Local: Arena de Circo da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575
Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 19h
Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.
Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30
Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)
Sábados, das 9h às 17h
Domingos, das 12h às 17h
*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados e não abrem aos domingos.
Funcionamento das bibliotecas: terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados e domingos: das 12h às 17h, com exceção de Capão Redondo (das 9h às 14h aos sábados). As bibliotecas de Iguape e Diadema não abrem aos domingos. Da unidade Iguape, sábados e feriados funciona das 9h às 17h
*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.
SOBRE O NÚCLEO LUZ
O Núcleo Luz é um projeto do Programa Fábricas de Cultura que oferece aprofundamento e formação na linguagem da dança há mais de 15 anos. Por meio dos cursos Ciclo I, Ciclo II e Oficina, os aprendizes vivenciam conteúdos e aulas de corpo, atividades teóricas e reflexivas, além de processos criativos em interface com outras linguagens artísticas. A participação é gratuita e o projeto disponibiliza benefícios como bolsa-auxílio e ajuda de custo para transporte e alimentação.
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura - programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.