Hot Widget

Pesquise aqui

Aulas na rede estadual de ensino começam nesta quinta-feira (15)

Nesta quinta-feira (15), cerca de 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino iniciam o ano letivo em mais de 5.000 escolas sob a gestão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP)

Descrição da Imagem
E.E. Professor Mauro de Oliveira. Crédito: SEDUC-SP

A Coordenadoria Pedagógica da Educação (Coped), desenvolveu uma série de dicas e orientações para auxiliar estudantes e familiares no retorno à rotina de estudos.

Entre as recomendações, destaca-se a importância de estar atento ao relógio para garantir pontualidade nas atividades escolares. Além disso, a criação de um "cantinho de estudos" em casa é sugerida, proporcionando um espaço dedicado à leitura e escrita e promovendo a integração da família com a vida escolar dos filhos.

Os pais e responsáveis são incentivados a participar das reuniões escolares, enquanto a Secretaria Escolar Digital, acessível pelo portal sed.educacao.sp.gov.br, oferece a oportunidade de acompanhar o desempenho dos alunos. Os dados de acesso, usuário e senha, podem ser solicitados diretamente nas secretarias das escolas estaduais.

Novidades para 2024

O ano de 2024 traz inovações significativas na matriz curricular para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. Essas mudanças visam alinhar o currículo às expectativas e demandas da rede.

Para os estudantes mais jovens, na última etapa do Ensino Fundamental, destaca-se a introdução de aulas de educação financeira, o aumento no número de aulas de tecnologia e inovação, e a criação da disciplina de orientação de estudos.

No Ensino Médio, está previsto um aumento de 60% no tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa, e um acréscimo de 70% nas aulas de matemática. A fase do ensino médio também receberá um reforço nas aulas de física, geografia e história.

Uma inovação notável para o ensino de língua portuguesa em 2024 é a introdução do uso de inteligência artificial na correção das produções textuais na plataforma Redação Paulista. Essa assistente de correção virtual visa agilizar e facilitar o processo de revisão, proporcionando uma análise mais abrangente dos textos submetidos pelos alunos.

Marcela Lorenzoni da Rocha, gestora de plataformas da Coped, destaca a importância dessa iniciativa: "A plataforma Redação Paulista é uma ferramenta que foi desenvolvida integralmente pela equipe da Seduc, 100% alinhada ao material didático e ao Currículo Paulista."

Matrículas abertas para quem estiver fora da rede

Para aqueles que não fazem parte da rede ou se mudaram de outro estado durante as férias, as matrículas nas escolas estaduais de São Paulo ainda estão abertas, incluindo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se matricular neste ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.

* Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Top Post Ad

Below Post Ad