Hot Widget

Pesquise aqui

Obra da autora guarulhense Fátima Gilioli é um retrato abrangente do alcoolismo e suas consequências

Por Rosângela Cafasso  

Uma obra de coragem e força, o livro "Código 303" da autora guarulhense Fátima Gilioli, aborda o tema do alcoolismo em um diálogo direto e de conscientização

Graduada em Jornalismo e Administração pela PUC Campinas, Fátima Gilioli faz parte da Academia Guarulhense de Letras. Crédito: Arquivo Pessoal

O tema do alcoolismo é amplamente discutido em pesquisas e matérias na mídia, e a autora Fátima Giglioli aborda essa doença tão reconhecida socialmente, revelando suas várias camadas e a persistência na negação de sua existência.

O livro reportagem consiste em uma pesquisa da autora desde a sua época de estudante em Jornalismo, na PUC Campinas, que partiu da coleta de relatos tanto de dependentes quanto de suas famílias. Entre depoimentos e pesquisa, a autora relata situações que levam o leitor a reflexões sobre o consumo de álcool, o mercado de alto faturamento e o sofrimento das famílias.

Apesar das consequências adversas para a saúde física, mental, social e ocupacional do indivíduo, essa condição pode causar uma série de problemas graves e afetar não apenas o próprio indivíduo, mas também suas relações familiares, profissionais e sociais.

A obra está disponível para venda na plataforma Amazon, tanto em formato digital (PDF) quanto físico. Crédito: Divulgação 

A cada passagem do livro “Código 303 - Uma Reportagem sobre o Alcoolismo, a doença da negação”, o leitor é surpreendido pela alternância entre a pesquisa e os depoimentos. Os dados levantados pela autora mostram que o álcool é uma droga viciante, colocando o dependente em um ciclo infinito de busca por um estado de fuga e negação.

Da minha parte, como jornalista, já vivenciei situações semelhantes às famílias retratadas na obra de Fátima Giglioli. Em meados de 2005, o problema já afetava minha família: o alcoolismo do meu pai, que consumia uma garrafa de conhaque por dia, acabou levando-o a falecer em decorrência das complicações do consumo e de sua negação à doença.

A cada camada desta obra, a autora ressalta a importância de que a sociedade reconheça o alcoolismo como uma doença séria que pode acarretar consequências devastadoras se não for tratada devidamente. Grupos de apoio, como os "Alcoólicos Anônimos" e a terapia em grupo, auxiliam os dependentes na redução dos desejos pelo álcool, além do suporte familiar.

Fátima Gilioli, ao término de "Código 303 – Uma Reportagem sobre o Alcoolismo, a doença da negação", destaca as possibilidades de tratamento do alcoolismo em uma abordagem multidisciplinar, que engloba intervenções médicas, psicológicas e sociais.

A obra "Código 303 – Uma Reportagem sobre o Alcoolismo, a doença da negação" pode ser encontrada à venda online na Amazon ou pode ser adquirida diretamente com a autora, Fátima Giglioli, através do seu perfil no Instagram: @fatimagiglioli.

Top Post Ad

Below Post Ad