Izah Neiva recebendo o troféu Zeca Pagodinho por Firmina. Foto: Yasmin Barbosa / Adoro Cinema |
No último sábado (11), encerrando quatro dias de celebração cinematográfica, a 1ª Edição do Festival de Cinema de Xerém (@festivaldexerem) anunciou seus grandes vencedores, consolidando-se como um evento imperdível na cena cultural e audiovisual da Baixada Fluminense.
Entre todos os premiados, "Firmina", dirigido por Izah Neiva, brilhou ao conquistar o maior número de "Zecas de Ouro", totalizando 5 troféus em sua coleção. O curta-metragem, que aborda a temática da violência contra a mulher com protagonismo negro, foi reconhecido nas categorias de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz para Teca Pereira, e do Troféu do Júri Popular. O curta conta com a participação do ator Babu Santana no elenco.
Idealizado por Sérgio Assis (@safilmes), diretor geral do evento e da EBAV - Escola Brasileira de Audiovisual (@ebavaudiovisual), contou com mais de 40 filmes em exibição, incluindo 27 curtas-metragens em competição, a primeira edição do festival atraiu a atenção de realizadores e cinéfilos de todo o país. Divididos em quatro mostras competitivas distintas - Cinema Leva Eu, Fluminense e Baixada de Curtas, Nacional de Curtas e Mostra Especial da Crítica - os últimos dois dias do festival foram marcados pela diversidade e qualidade das produções de realizadores de sete estados brasileiros.
O ponto alto do encerramento do festival foi a Mostra Especial da Crítica, que exibiu oito filmes de grande relevância artística e social. Entre eles, "Chamado" foi agraciado com o troféu de Melhor Filme, eleito pelo júri composto por críticos convidados.