Hot Widget

Pesquise aqui

A Propósito!: Comunicar e relacionar – BTW Guarulhos ainda em evolução

Por Rosângela Cafasso   



Olá, leitores! Comemoro dois anos de BTW Guarulhos, e gostaria de compartilhar que há muito trabalho pela frente no que diz respeito à pesquisa e à manutenção da integridade dos meus princípios, sobretudo no contexto da comunicação nesta cidade.

Apesar disso, alguns percalços ocorreram e espero que fiquem no passado. Esses obstáculos vieram tanto daqueles(as) que tentaram, sem êxito, minar meu ânimo, quanto daqueles(as) que se aproximaram com um certo jogo de "boas intenções".

Há quem duvide que o BTW Guarulhos foi uma ideia desta comunicadora, o que por si só demonstra uma certa falta de visão. Prefiro encerrar este trecho para não tornar este editorial negativo.

Durante a elaboração do meu TCC para a última pós-graduação, retomei a temática de uma monografia sobre "Comunicação Interna". Ficou evidente que lidar com pessoas pode ser desafiador. Nesse contexto, recomendo a leitura de alguns best-sellers sobre o tema, que podem oferecer conhecimentos valiosos para quem deseja se aventurar nesta profissão.

Começo com a obra clássica do escritor norte-americano Dale Carnegie, "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", que aborda a comunicação e o relacionamento interpessoal. Lembro que um dos pontos enfatizados por um professor de Comunicação foi acerca da importância de mantermos relacionamentos, mas sem permitir que ultrapassem os limites devido ao desejo de preservar "amizades". Em outras palavras, é fundamental saber dizer "não" para manter a integridade da mídia.

Embora focado em empresas, o livro de Carmine Gallo, "TED: Falar, Convencer, Emocionar", é uma excelente leitura. O autor destaca a importância da comunicação eficaz, mostrando, em detalhes, como criar apresentações memoráveis, conquistar a plateia e fixar uma marca. Por isso, sempre digo que construir a marca é um caminho árduo até atingir a excelência.

Dos autores brasileiros, destaco Muniz Sodré, um dos mais influentes teóricos da comunicação, autor de "Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede", que abrange a teoria da comunicação, a cultura de massa e a relação entre comunicação e antropologia. E por fim, destaco a autora Ivana Bentes, cuja obra "Cultura das Mídias" explora a interseção entre mídia, cultura e tecnologia. A autora analisa temas como estética das mídias, comunicação digital e as novas formas de subjetividade e cidadania na era digital.

E neste momento, ao avançar ainda mais com este meio de comunicação, que teve sua origem em um blog e uma escuta, afirmo, de forma positiva, que aqueles que me recebem bem sempre terão um espaço no BTW Guarulhos.

Top Post Ad

Below Post Ad