Hot Widget

Pesquise aqui

A Propósito!: Festival Guarulhos de Todos Nós da UNG celebra a diversidade cultural

Por Rosângela Cafasso

O festival aconteceu durante o último feriado de maio, Corpus Christi, e mostrou o potencial cultural da cidade de Guarulhos

Samba de Roda com o grupo Raízes da Arte Negra. Crédito: Divulgação/UNG
Olá, leitores, nestes dois anos de BTW Guarulhos, reafirmo o quanto a cidade de Guarulhos possui um grande potencial cultural. Essa visão pode ser confirmada pela UNG, sob a gestão do Reitor Yuri Neiman, pioneira na cidade ao abrir o campus, que, em três dias, reuniu vários artistas das mais diversas linguagens para o Festival “Guarulhos de Todos Nós”. 

"O festival reuniu mais de 40 artistas de todas as vertentes e correntes de pensamento de nossa cidade. Durante esses três dias, tivemos a oportunidade de conhecer artistas de Guarulhos das áreas do rock, hip-hop, música sertaneja raiz e contemporânea, dança afro, maculelê, samba de roda, indígenas. Esse é nosso objetivo: trazer os diversos artistas de Guarulhos", afirma o Reitor.

A abertura aconteceu no dia 31 de maio, com o levantamento do mastro dos três santos juninos. Crédito: Divulgação/UNG

O evento destacou-se pela sua organização e pelo envolvimento da comunidade local, mostrando como a cultura pode ser um ponto de união e celebração. A abertura oficial do evento aconteceu na sexta-feira (31) e contou com o cortejo do levantamento do mastro dos três santos juninos. A cerimônia reuniu autoridades artísticas, autoridades de segmentos sociais e religiosos, além da comunidade acadêmica da UNG.  

A Orquestra de Violeiros destacou a rica tradição musical do interior paulista. Os caciques Awa Kuaray-Wera e Simone Pankararu, da Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra, e o padre Guilherme, da paróquia São Geraldo, acompanharam o reitor da UNG Yuri Neiman no cortejo de entrada do estandarte da Instituição de Ensino Superior (IES) e no levantamento do mastro.

A querida Vera Bianca do Café Moda e Viola trouxe seu carisma e talento, aquecendo os corações de todos os presentes.

Comidas típicas e uma feira de artesanato foram montadas no campus, oferecendo ao público a chance de interagir diretamente com os artistas e artesãos. Essas atividades promoveram não apenas o entretenimento, mas também a educação cultural e o incentivo à criatividade.

Afoxé.Crédito: BTW Guarulhos

O Trio Rezzenha fez todos dançarem com seu animado forró, enquanto diversas bandas de rock da cidade celebraram suas influências e a paixão pelo gênero. O samba de roda e a puxada de rede trouxeram ritmos afro-brasileiros, ressaltando a importância da herança cultural africana em nossa música. 

E presenciei uma verdadeira celebração da diversidade cultural. Artistas das mais diversas linguagens se reuniram em um espaço que, por si só, possui uma vida acadêmica vibrante. 

Indígenas da Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra: Crédito: Divulgação/UNG

Grupo de Dança do Espaço Cultural Zazu. Crédito: Divulgação/UNG

Indígenas da aldeia multiétnica Filhos desta Terra trouxeram a arte e a cultura indígena, encantando a todos com suas danças e cantos tradicionais. As danças orientais das bailarinas da Casa de Cultura Zazu foram um espetáculo à parte, demonstrando a graciosidade e a precisão das tradições asiáticas. 

Quarteto Raiz apresentou modas do cancioneiro no último dia do festival. Crédito: BTW Guarulhos

Os violeiros do Quarteto Raiz apresentaram um repertório que ia do sertanejo raiz ao contemporâneo, fechando com uma homenagem ao cantor português Roberto Leal, mostrando a evolução e a versatilidade da música caipira. 

Mostra de fotografias e documentários da AAPAH e da Companhia Bueiro Aberto. Crédito: Divulgação/UNG

Cineastas e documentaristas da Companhia Bueiro Aberto apresentaram seus trabalhos em conjunto com uma mostra de acervo da AAPAH - Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, com o apoio do Acervo Histórico de Guarulhos, oferecendo ao público uma visão sobre a evolução da cidade de Guarulhos e temas relevantes para a comunidade.

Trancas Old Car's Club promoveu uma grande exposição de carros antigos que tomou conta da ladeira do campus da UNG-Centro. Crédito: BTW Guarulhos

E no domingo, 2 de junho, o Trancas Old Car's Club, o primeiro clube de carros antigos de Guarulhos, promoveu uma grande exposição de carros, arrecadando alimentos para o Rio Grande do Sul. 

E todos, Reitor Yuri Neiman, Diretor Acadêmico Marcelo Rosa, Coordenadora Acadêmica Anna Carolina Ribeiro Duarte, a equipe de eventos da Universidade Guarulhos, os Professores Coordenadores de cursos, os alunos da União das Ligas Acadêmicas, o QG Atitude Jovem através de Roney Glauber, além dos articuladores culturais Débora Abdala e Paulinho Trewasae, dedicaram-se plenamente e de forma incansável, garantindo o sucesso do festival.

Jhon Turner e banda. Crédito: Divulgação/UNG

Com uma programação multicultural, o evento foi um importante ponto de encontro entre os artistas guarulhenses e a população, promovendo uma rica troca cultural. “Gostei muito de participar desse evento que reuniu pessoas de vários segmentos da cultura de Guarulhos. Tive a oportunidade de reencontrar grandes amigos”, elogiou o cantor de rock Jhon Turner.

"É com grande entusiasmo que a Universidade realizou a primeira edição do Festival Guarulhos de Todos Nós, evento que reuniu artistas guarulhenses de diversos estilos e pensamentos, com programação para toda comunidade. Este é apenas um dos muitos eventos culturais que a UNG pretende oferecer à cidade," declarou o reitor Yuri Neiman.

Tudo isso me permite, mais uma vez, afirmar que os artistas, agentes culturais, educadores e acadêmicos de Guarulhos são verdadeiros lutadores, sempre fazendo a arte acontecer, demonstrando uma resiliência admirável.

É inspirador ver como cada um desses artistas, com suas diferentes histórias e estilos, se uniram em um objetivo comum: celebrar a arte e a cultura de nossa cidade.

Agradeço imensamente a colaboração das jornalistas Cris Pappi, Aline Pinho e da diretora de eventos, Débora Rodrigues pelas informações prestadas e apoio para esta cobertura do festival.

Top Post Ad

Below Post Ad