Projeto Paradiso oferece bolsa para curso realizado em uma das mais renomadas escolas de audiovisual do mundo; inscrições até 15 de agosto
|
Já estão abertas as inscrições para a Maestría en Escritura de Guión Audiovisual, formação promovida pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños (EICTV), em Cuba. O Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao setor audiovisual brasileiro, oferece uma Bolsa Paradiso que irá selecionar um roteirista brasileiro para participar da formação. As inscrições para concorrer à Bolsa vão até 15 de agosto e o selecionado será anunciado em 10 de setembro.
“É o sexto ano consecutivo em que oferecemos a Bolsa Paradiso para a maestría na EICTV, que já é uma das formações mais aguardadas pelos roteiristas brasileiros, pois acontece em uma instituições de formação de profissionais de cinema e televisão mais admiradas do mundo. Essa iniciativa é parte da nossa missão de democratizar o conhecimento e contribuir com novos talentos que produzem conteúdos de impacto e relevância artístico-cultural, além de ampliar a exposição e fortalecer o cinema brasileiro diante de outros países”, conta Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
Ministrado em espanhol para uma turma de apenas sete alunos, o curso aborda os princípios da dramaturgia e das artes narrativas a fim de alcançar resultados que estejam relacionados diretamente às realidades de onde vêm. Durante os nove meses do curso - sendo seis meses de aulas presenciais e três meses à distância - o bolsista desenvolverá um roteiro de longa-metragem ou de piloto de série.
“Tem sido incrível estudar nesta escola, é uma imersão no cinema latino-americano e no humano que nunca tive na minha vida, além de me aprofundar no estudo técnico do roteiro, algo muito valioso. A convivência com outros estudantes e professores vindos de várias partes do mundo, e claro, o contato com a cultura e o povo de um país que nos é próximo no imaginário, mas distante da vida real, é algo que vou levar para vida”, afirma Diogo Leite, diretor e roteirista contemplado em 2023 com a Bolsa Paradiso.
Nos anos anteriores, as roteiristas selecionadas foram Amanda Treze, Rayane Teles, Thays Berbe e Ana Clara Ribeiro. Todos os bolsistas fazem parte da Rede Paradiso de Talentos, que reúne profissionais que já receberam apoio do Projeto Paradiso.
A EICTV é a responsável pela seleção do candidato contemplado pela Bolsa, que cobre os custos de passagem, matrícula e inscrição no curso. Para mais informações, confira o regulamento no site do Projeto Paradiso.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.