Evento com informações sobre o edital e plantão para orientações serão oferecidos pela equipe do Museu das Culturas Indígenas; ações pretendem incentivar a participação de pessoas indígenas no edital
Ampliar a participação e Foto: acervo MCI
A partir desta quinta-feira (25/07), o Museu das Culturas Indígenas (MCI) realizará uma série de ações para auxílio e orientação de pessoas indígenas que desejam se inscrever em algum dos editais disponíveis da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Em um evento híbrido, realizado na sede da instituição com transmissão no canal de YouTube e Instagram na quinta-feira (25/07), às 10h, a equipe do MCI apresentará informações sobre o PNAB, como participar e quais projetos podem ser aceitos, documentação necessária para inscrição, além de tirar dúvidas que possam surgir durante o encontro.
Plantão para tirar dúvidas e fornecer orientações por telefone, WhatsApp e e-mail; capacitação nas comunidades indígenas de diferentes etnias para mobilização de participação; adequação de projetos para participação no edital, e ações de divulgação nos territórios são algumas das iniciativas que serão realizadas pelo MCI.
Já em 13 de agosto, das 10h às 16h, na Terra Indígena Araribá, em Avaí (SP), o MCI participará do encontro da rede temática de museus indígenas e iniciativas de preservação da memória e do patrimônio cultural indígenas. As instituições que participarão pretendem incentivar a troca de experiências e ideias de forma direta para estimular a criatividade na proposição de ações e soluções, com foco específico na elaboração de projetos para o PNAB.
O evento é realizado pelo Programa Conexões Museus SP do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), que busca ampliar a integração dos museus do território paulista, por meio da ação de redes temáticas articuladas pelos museus estaduais vinculados à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo. As inscrições estão abertas no site do MCI.
PNAB
O Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), criado em 2022, tem como objetivo fomentar a cultura nos estados por meio de investimento regulares repassados pelo Ministério da Cultura (MinC). Os repasses serão feitos por meio de editais para trabalhadores da área cultural, que reserva 10% do investimento para indígenas. Os editais PNAB foram publicados pela Secretaria da Cultura do estado de São Paulo no último dia 17 de julho e as inscrições vão até 16 de agosto.
Os editais estaduais da PNAB estão disponíveis no site: Link. Para acessar o atendimento da Secretaria da Cultura, basta acessar: Link
O MCI responderá dúvidas e repassará orientações pelo e-mail: contato@
SERVIÇO
Live sobre PNAB – como participar do edital
Data e horário: 25/07 (quinta-feira), às 10h.
No YouTube e Instagram do MCI.
O MCI responderá dúvidas e repassará orientações pelo e-mail: contato@
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@
Site: www.museudasculturasindigenas.
Redes sociais
Instagram ( museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter ( mcindigenas)
YouTube ( museudasculturasindigenas)