A Miacena tem como objetivo explorar e promover obras desenvolvidas ou adaptadas para espaços não convencionais, possibilitando uma integração entre a performance e o espaço cênico, desafiando as convenções tradicionais de palco e envolvendo moradores e visitantes da cidade.
A primeira edição da Mostra vai acontecer de 25 a 29 de setembro de 2024, em São Paulo, e está com inscrições abertas para grupos, artistas e produtores de todo o Brasil, que desejem integrar a programação. Os interessados podem se inscrever de 1º a 10 de agosto, pelo site oficial do evento, www.miacena.com. Podem participar obras artísticas de teatro, dança, circo e performance.
Com direção de André Acioli e Dani Angelotti, a Mostra tem por objetivo integrar a cidade e seus espaços com artistas e suas obras e conta com espetáculos nacionais e internacionais. "Nossa proposta é trazer esse envolvimento e mostrar a dimensão de São Paulo, ampliando a experiência do espectador com espetáculos espalhados pela região central de São Paulo e também outras conexões pela cidade", explicam.
A curadoria está a cargo de André Acioli, Celso Curi, Gustavo Portugal, Malu Barsanelli, Pedro de Freitas e Wesley Kawai. Além da programação artística acontecerão encontros com ações formativas como um espaço de troca, debate e aprendizado para todos os envolvidos.
A iniciativa também inclui a 1ª Feira Sustentável da Cultura, onde profissionais de diversos setores, inclusive os inscritos no festival, podem apresentar seus trabalhos e trazer para a discussão a relação entre cultura e sustentabilidade, promovendo mudanças de comportamento e explorando novas possibilidades para uma cultura mais consciente e responsável. Também no mesmo período acontecerá o Simpósio MIACENA que trará debates sobre a Economia Criativa e suas vertentes.
Essa primeira edição contará com o apoio institucional do Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura da Cidade de São Paulo, IBT - Instituto Brasileiro de Teatro, CCBB/SP - Centro Cultural Banco do Brasil, Arena B3, Somauma Desenvolvedora de Imóveis e Museu da Cidade.