Hot Widget

Pesquise aqui

Beatriz Souza garante primeiro ouro do Brasil em Paris 2024

Judo Feminino - Beatriz Souza vence o ouro - Crédito: Alexandre Loureiro/COB

Beatriz Souza, paulista de 26 anos, fez história ao se tornar a primeira judoca brasileira campeã olímpica na categoria peso pesado durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com essa conquista, ela se junta aos renomados Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Sarah Menezes e Rafaela Silva no seleto grupo de campeões olímpicos do judô brasileiro.

A medalha de ouro veio após uma campanha brilhante no Palais Éphemère da Arena Champs-de-Mars. Em uma série de quatro lutas, Beatriz mostrou técnica e controle emocional, elementos destacados por Sarah Menezes, campeã olímpica de 2012: "O diferencial é manter a calma, porque ajudou, né? Todo mundo treina. A cabeça é o principal, e ela conseguiu ter o controle emocional. Ela conseguiu lutar direitinho, não desistiu da estratégia, foi até o fim. Então isso firmou, garantiu a medalha dela."

Na trajetória até o ouro, Beatriz começou vencendo Izayana Marenco, da Nicarágua, com um ippon. Nas quartas de final, enfrentou a sul-coreana Hayun Kim e avançou com um waza-ari após um combate acirrado. A semifinal contra a francesa Romaine Dicko, número 1 do ranking mundial, foi uma verdadeira batalha, mas Beatriz dominou e venceu com uma imobilização decisiva.

Na grande final, contra a israelense Raz Hershko, Beatriz garantiu a vitória com um waza-ari, consagrando-se campeã olímpica. A conquista de Beatriz Souza é um marco histórico para o judô brasileiro e coloca seu nome entre os grandes do esporte nacional.

*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil

Top Post Ad

Below Post Ad