O Aeromóvel do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, avança para sua fase final de testes. A Aerom, responsável pelo projeto, divulgou imagens do comissionamento em andamento, um passo crucial para a inauguração do sistema, prevista para o final de 2024.
Nas imagens, é possível observar a verificação dos sistemas de operação e circulação do trem, além de outros componentes do sistema que conectará o aeroporto à estação da CPTM. Este comissionamento sucede os testes de desempenho realizados em julho, onde um trem percorreu 500 metros entre duas paradas para passageiros.
O Aeromóvel, também conhecido como people mover, surge para substituir os ônibus que atualmente fazem a ligação entre os terminais do aeroporto e a Linha 13-Jade da CPTM. A linha do Aeromóvel completará o trajeto em seis minutos, com quatro paradas: Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade), Terminal 1, Terminal 2, e Terminal 3. A expectativa é atender 50 mil pessoas por dia, com capacidade para 200 passageiros por trem.
O projeto, que conta com um investimento de mais de R$ 270 milhões da GRU Airport e incentivos fiscais do Governo do Estado, visa inaugurar até o final do segundo semestre de 2024. O serviço será oferecido 24 horas por dia, beneficiando tanto passageiros quanto funcionários do aeroporto.
Os trens do Aeromóvel serão equipados com Wi-Fi, ar-condicionado, espaço para bagagens, e um sistema informativo integrado aos painéis de chegadas e partidas de voos.
*Com informações do Portal Diário dos Trilhos