No próximo sábado, 17 de agosto, a unidade da Defensoria Pública de São Paulo em Guarulhos participará do mutirão nacional "Meu Pai Tem Nome", uma iniciativa coordenada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e apoiada pelo Sport Club Corinthians Paulista. A ação visa facilitar o reconhecimento de paternidade, oferecendo serviços gratuitos como atendimento jurídico, exames de DNA e reuniões de conciliação.
O mutirão ocorrerá em cerca de 50 unidades da Defensoria Pública em todo o estado de São Paulo, incluindo localidades na capital, região metropolitana, interior e litoral. Além de Guarulhos, a ação acontecerá em unidades estratégicas como Boa Vista, Itaquera, Santana e São Miguel Paulista, garantindo que o maior número possível de pessoas tenha acesso aos serviços.
Os interessados podem agendar o atendimento prévio pelo site da Defensoria Pública (www.defensoria.sp.def.br) ou pelo telefone 0800 773 4340. O atendimento sem agendamento também será possível, mas estará sujeito à disponibilidade de vagas no momento.
A parceria entre a Defensoria Pública e o Corinthians tem como objetivo ampliar a divulgação da campanha, incentivando a participação e garantindo que mais pessoas possam exercer seus direitos. Na edição anterior, em 2023, o mutirão realizou 5.676 atendimentos e 489 exames de DNA em um único dia em mais de 120 cidades brasileiras.
O mutirão oferece atendimento para três principais demandas: reconhecimento voluntário de paternidade, investigações com necessidade de teste de DNA, e reconhecimento de paternidade para maiores de 18 anos. Em casos que exigem exame de DNA, a coleta do material genético será realizada em parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
Além de assegurar direitos afetivos e emocionais, o reconhecimento da paternidade é crucial para garantir outros direitos legais, como o pagamento de pensão alimentícia e herança.
Serviço: