Os moradores dessas áreas receberão uma carta oficial do Metrô, assinada pelos coordenadores das desapropriações, explicando os próximos passos do processo. O cadastramento socioeconômico será feito diretamente com os residentes, incluindo inquilinos, que deverão repassar as informações aos proprietários dos imóveis. Essa etapa ocorrerá até o dia 27 de setembro e segue o decreto municipal 68.552/2024.
O governador Tarcísio de Freitas anunciou, no dia 27 de agosto, que as obras em Guarulhos terão início em fevereiro de 2026, com a montagem da tuneladora (popularmente conhecida como tatuzão), que escavará os túneis da nova Linha 2-Vermelha, ligando a Penha ao Internacional Shopping, no bairro Itapegica.
O trecho em construção contará com cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Via Dutra. Além disso, haverá uma futura integração com a Linha 19-Celeste, que conectará a área central de Guarulhos, passando por bairros como Vila Augusta, Bosque Maia e Centro, adicionando um total de 5,9 km de novos trilhos. A previsão é que o projeto esteja concluído até 2030, trazendo uma nova frota de trens para atender a região.
Um dos impactos significativos dessa expansão será a demolição do Poli Shopping, o primeiro grande empreendimento comercial de Guarulhos, localizado na área central da cidade.
*Com informações do Portal Guarulhos Web