Essa obra faz parte da expansão da Linha 2-Verde, que atualmente está em fase de finalização do projeto executivo para essa nova etapa. A conexão entre a Penha e Guarulhos é um dos trechos mais aguardados, já que integrará a cidade ao sistema de transporte sobre trilhos da capital.
Tarcísio também mencionou que uma segunda tuneladora será mobilizada e deverá iniciar sua operação no primeiro trimestre de 2026. As declarações foram publicadas no site Diário dos Trilhos.
“A obra está indo bem. Já demos a ordem de serviço para o próximo trecho, da Penha para a Dutra, que é então a nossa ligação da Linha 2 com Guarulhos. Com essa ordem de serviço a gente está na fase de finalização de projeto executivo. A gente vai mobilizar mais uma tuneladora, deve começar a operar no primeiro trimestre de 2026”, afirmou Tarcísio. “Quando a gente pega extensão da Linha 4, extensão da Linha 5, Linha 2 mais a Linha 6, a gente está chegando a 44 quilômetros de obra de metrô. E isso é extremamente significativo”, acrescentou.
A previsão é que o segundo Tatuzão, ou tuneladora, seja adquirido ainda este mês. A máquina deverá iniciar as escavações no primeiro trimestre de 2026, após a conclusão das operações da primeira tuneladora, que está direcionada para o Complexo Rapadura. O governador destacou a importância desse avanço para melhorar a mobilidade na região.
As escavações começarão a partir da Penha, e a obra tem como objetivo desafogar o trânsito e facilitar o deslocamento entre a zona leste de São Paulo e Guarulhos. A segunda tuneladora será fundamental para acelerar a conclusão da expansão da Linha 2-Verde, que está entre os maiores projetos de mobilidade urbana da cidade.
*Com informações do Portal Via Trolebus