Hot Widget

Pesquise aqui

Em setembro, Museu da Língua Portuguesa tem vídeo projetado na torre do relógio e gratuidade aos fins de semana

Instituição ainda realiza visitas temáticas inclusivas, sarau, feira de troca de livro e apresentações artísticas e brincadeiras para toda a família

Crédito: CulturaSP

Vídeo projetado na torre do relógio da Estação da Luz, visitas temáticas inclusivas, sarau, feira de troca de livro e apresentações artísticas e brincadeiras para toda a família. Essas são as principais atrações da programação de setembro do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  

Outra novidade a partir deste mês é a extensão da gratuidade aos fins de semana até o fim do ano. Com isso, o público poderá visitar o Museu sem pagar nada em dois dias da semana: aos sábados, como ocorre desde sua reabertura em 2021, e aos domingos – neste dia, inclusive, as famílias também têm acesso a uma série de brincadeiras promovidas pelo coletivo Aqui que a gente brinca!.  

No feriado de 7 de Setembro, sábado, a visitação ao Museu vai até as 18h, mas no Pátio B a programação gratuita se estende até as 20h30 com atividades especiais. 

Às 16h, no Pátio B, a cantora Aryani Marciano, acompanhada de uma banda, apresenta o show Risco_. Nesta performance, que integra a programação do projeto Plataforma Conexões, ela interpretará músicas de rap, samba, jongo e jazz e vai declamar poesias e cantos tradicionais de Moçambique e Malawi.  

Em seguida, a partir das 18h, o Pagode na Lata toca sucessos do samba, também no Pátio B, preparando para a atividade especial que vem logo a seguir: das 19h30 às 20h30, o público poderá assistir a uma projeção mapeada na torre do relógio da Estação da Luz. O vídeo O Museu é o Fluxo é o resultado de uma série de encontros promovidos pelo projeto Encontro Dissidentes: o museu e a rua como laboratório artístico da palavra, que selecionou 12 jovens de 16 a 25 anos para participar de um programa de formação em arte digital, com foco na criação de trabalhos em projeção mapeada. Para mais informações, clique aqui

Feira de Troca de Livros e o Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa, o clube de leitura do Museu, acontecem no dia 14 de setembro (sábado).  

Feira de Troca de Livros do Museu ocupa o Pátio B, das 14h às 17h. A cada edição desta atividade, as pessoas são estimuladas a trocar com o Museu até oito livros em bom estado: sendo quatro livros por outros quatro livros da instituição e quatro livros por quatro ingressos (válidos até 29 de dezembro de 2024). Também podem trocar livros entre si. A atividade ainda promove mediação de leitura com o Núcleo Educativo, oficina de marca-páginas e conta com um espaço infantil.  

Papo Literário vai debater o livro Marinheira no Mundo, de Ruth Guimarães. Com mediação da escritora Cidinha da Silva, o encontro, das 14h30 às 16h30, abordará de que forma as crônicas de Ruth Guimarães conseguem fazer uma observação atenta por meio do olhar de mulheres negras, pobres, professoras e caipiras. Em todos os encontros há tradução em Libras e sorteio de livros. 

O Núcleo Educativo promove duas edições do É Hora de História, projeto de contação de histórias e performances artísticas para as crianças. No dia 17 (terça-feira), às 10h, no Saguão B, a brincante Vivian Catenacci apresenta a montagem Indo eu! Histórias e brincadeiras com palavras caminhantes, na qual narra contos tradicionais entremeados por brincadeiras populares e música. Já no dia 24 (terça), a partir das 14h, também no Saguão B, a atriz Kelly Orasi realiza a contação Macunaíma e Outros Contos do Povo Brasileiro, tendo como base a história popularizada por Mário de Andrade e utilizando instrumentos musicais como mbiras e kalimbas. 

No dia 21 (sábado), das 12h às 14h, é a vez do Sarau Africanizar no Museu ocupar o Saguão Central da Estação da Luz. Os convidados do evento serão Thalita Gouveia, que cantará músicas de pop e soul, e Murilo do Passinho, que ensinará alguns passos de dança. Tudo isso sob comando do Samba D’Ketu, que assina a curadoria do sarau do Museu em 2024. 

Por fim, no dia 29 (domingo), a Trupe Trapaceiros apresenta o teatro de bonecos Binidito e seus Fantoches, às 11h, no Saguão B. A atração integra a programação do projeto Domingo no Museu que também promove, gratuitamente, brincadeiras para o público infantil das 12h às 15h com o coletivo Aqui que a gente brinca!

Visitas temáticas 
Ao longo de setembro, o Núcleo Educativo do Museu manterá as visitas temáticas que realiza, aos fins de semana, pela exposição principal (às 10h e às 13h) e o prédio da Estação da Luz (às 11h e às 15h). Algumas, porém, ganharão um caráter especial. 

É o caso, por exemplo, da visita temática inclusiva, que vai acontecer nos dias 28 (sábado) e domingo (29), às 10h. Trata-se de um passeio voltado para pessoas neurodivergentes, com a utilização de recursos e materiais próprios. No dia 28, às 15h, acontece uma visita ao prédio em Libras (Língua Brasileira de Sinais), dedicada à comunidade surda.  

Para todas as visitas temáticas, os grupos são formados 15 minutos antes do início do passeio, perto da bilheteria do Pátio A.  

Exposições  
Quem vier ao Museu ainda tem acesso à sua exposição principal e à mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil.  

A exposição principal aborda a diversidade da língua portuguesa falada no território brasileiro por meio de experiências audiovisuais, imersivas e interativas. Um dos destaques é a Línguas do Mundo, por meio da qual o público tem a oportunidade de ouvir 23 idiomas diferentes em uma espécie de floresta das línguas. Entre eles, o inglês, o quéchua, o coreano, o alemão, o russo e, é claro, o português. 

Já a mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil enaltece a presença do iorubá, fon, quicongo e outras línguas de África presentes no português falado no Brasil. Em duas paredes do espaço expositivo, o visitante pode avistar dezenas de adinkras, que são símbolos utilizados como sistema de escrita pelo povo Ashanti, que habita países como Costa do Marfim, Gana e Togo, na África. Evidenciando a presença desse povo como parte da diáspora africana, é possível encontrar, em diversas regiões do Brasil, gradis de residências e outras construções arquitetônicas adornados com alguns dos mais de 80 símbolos dos adinkras.  

A exposição conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; e apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e da CAIXA.  

SERVIÇO  
Encontros Dissidentes - Projeção mapeada e música no território da Luz  
Dia 7 de setembro (sábado), das 19h30 às 20h30  
Na torre do relógio da Estação da Luz  
Grátis  

Plataforma Conexões – Show Risco_, com Aryani Marciano  
Dia 7 de setembro (sábado), às 16h  
Pátio B  
Grátis  

Pagode na Lata  
Dia 7 de setembro (sábado), às 18h  
Pátio B  
Grátis  

Feira de Troca de Livros do Museu  
Dia 14 de setembro (sábado), das 14h às 17h  
No Saguão B e Pátio B  
Grátis  

Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa  
Escritora Cidinha da Silva debate o livro Marinheira no Mundo (Ruth Guimarães)  
Dia 14 de setembro (sábado), das 14h30 às 16h30  
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa  
Grátis  

É Hora de História – Indo eu! Histórias e brincadeiras com palavras caminhantes 
Dia 17 de setembro (terça-feira), às 10h  
No Saguão B  
Grátis  

Sarau Africanizar no Museu  
Dia 21 de setembro (sábado), das 12h às 14h  
No Saguão Central da Estação da Luz  
Grátis  

É Hora de História – Macunaíma e Outros Contos do Povo Brasileiro  
Dia 24 de setembro (terça-feira), às 14h  
No Saguão B  
Grátis  

Visita temática inclusiva – para pessoas neurodivergentes 
Dias 28 e 29 de setembro (sábado e domingo), às 10h 
Grupos são formados no Pátio A, perto da bilheteria, 15 minutos antes  
Grátis 

Visita temática em Libras – para comunidade surda 
Dia 28 de setembro (sábado), às 15h 
Grupos são formados no Pátio A, perto da bilheteria, 15 minutos antes  
Grátis 

Domingo no Museu  
Todos os domingos, das 12h às 15h (brincadeiras com o coletivo Aqui que a gente brinca!) 
Apresentação do espetáculo Binidito e seus Fantoches, dia 29, às 11h  
No Saguão B, Pátio B e Calçada  
Grátis  

Exposição principal e mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados e domingos 
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/  

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Língua, s/nº - Luz – São Paulo  

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A temporada 2024 conta com o patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, da CAIXA, e do UBS BB Investment Bank. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer, Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada 2024 é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.   

Museu da Língua Portuguesa – Comunicação  
Alan de Faria | alan.faria@idbr.org.br – 11 99894 0702  
Renata Beltrão | renata.beltrao@idbr.org.br - 11 99267 5447  

Top Post Ad

Below Post Ad