Os 425 mil alunos da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo têm até esta sexta-feira, 13 de setembro, para definir o itinerário formativo para o ano letivo de 2025. A escolha, que é obrigatória, deve ser feita por meio da Secretaria Escolar Digital (SED).
Entre as opções, os estudantes podem selecionar entre áreas de conhecimento, como exatas e humanas, ou optar por um dos nove cursos técnicos oferecidos diretamente nas escolas, incluindo administração, agronegócio, ciências de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. Além disso, também há turmas formadas em parceria com o Senai e o Senac, que oferecem cursos em áreas como eletroeletrônica e segurança no trabalho.
A Secretaria da Educação prevê um aumento significativo de estudantes matriculados no Ensino Técnico, passando de 71,9 mil em 2024 para 170 mil em 2025, quase 140% de crescimento no número de vagas.
Fábio Paiva, diretor do departamento curricular da Coordenadoria Pedagógica da Educação, detalha que os estudantes devem indicar sua primeira, segunda, terceira e quarta opção de itinerário, escolhendo entre os três caminhos possíveis: áreas de conhecimento, itinerário técnico ou uma combinação.
É importante ressaltar que apenas os alunos da 1ª série participam desse processo, enquanto os da 2ª série continuam nos itinerários já escolhidos.