Crédito: Reprodução
A tão aguardada expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, que conectará a Zona Leste à cidade de Guarulhos, já tem data para avançar. Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, no dia 23 de setembro de 2024, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou o início das escavações dos túneis para o primeiro trimestre de 2026.
A ordem de serviço já foi emitida para preparar a tuneladora, popularmente conhecida como "Tatuzão", que será responsável por escavar o trecho entre Penha, na Zona Leste, e Guarulhos, próximo ao Shopping Internacional e à Rodovia Presidente Dutra. O governador ressaltou que os preparativos estão em andamento para garantir que a máquina inicie as operações dentro do prazo estipulado.
O projeto de expansão da Linha 2-Verde inclui cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. O novo trecho permitirá a integração com as linhas 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), somando 6,2 quilômetros de novos túneis.
Essa expansão é fundamental para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo, oferecendo aos moradores de Guarulhos uma conexão direta e eficiente com o sistema de metrô da capital. A conclusão das obras trará mais opções de transporte público e maior integração entre os diferentes modais.
*Com informações do Portal Via Trolebus