Hot Widget

Pesquise aqui

Aeroporto de Guarulhos implementa decolagens paralelas para aumentar eficiência operacional

Crédito: Reprodução

No próximo dia 31 de outubro, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), implementará o novo procedimento de decolagens paralelas dependentes. Esse avanço é parte do Projeto AGILE GRU, uma iniciativa colaborativa que visa otimizar a eficiência e fluidez do tráfego aéreo no terminal.

A operação de decolagens paralelas dependentes significa que as duas pistas do aeroporto poderão ser usadas simultaneamente para decolagens, mas de maneira interdependente e coordenada. Esse tipo de operação é cuidadosamente gerenciado para que uma decolagem leve em conta a posição e o movimento da outra, garantindo a segurança e evitando conflitos aéreos. O objetivo é aumentar o número de voos que partem ao mesmo tempo, reduzindo atrasos e promovendo um fluxo aéreo mais eficiente e seguro em Guarulhos.

A implementação desse procedimento integra esforços do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), NAV Brasil, GRU Airport e companhias aéreas, adotando uma tomada de decisão colaborativa para potencializar o impacto positivo no fluxo aéreo. O Major Sergio Kebach Martins, Coordenador do DECEA no AGILE GRU, destaca que a inovação trará benefícios operacionais significativos ao aeroporto e ao controle aéreo.

Para garantir a segurança e eficácia do novo procedimento, os controladores de voo da Torre de Controle de Guarulhos passaram por treinamentos no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), aprimorando suas habilidades em ambiente simulado.

*Com informações do portal AeroFlap

Top Post Ad

Below Post Ad