A jovem atleta Alessandra Oliveira, de apenas 16 anos, brilhou no Gymnasiade 2024 realizado em Manama, Bahrein. Representando o Time São Paulo Paralímpico na natação classe SM5, Alessandra conquistou duas medalhas de ouro nas provas de 50 metros peito e 200 metros medley, além de uma prata nos 50 metros livre. Esse evento é a maior competição esportiva adolescente do mundo, reunindo atletas com e sem deficiência de diversos países.
Alessandra foi uma das 28 representantes brasileiras e competiu ao lado de outros atletas brasileiros nas modalidades de atletismo, natação e judô, contribuindo para que o Brasil subisse ao pódio 55 vezes. A delegação trouxe para casa 27 medalhas de ouro, 17 de prata e 11 de bronze, destacando o potencial esportivo do país.
Para o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social. "Essas competições internacionais são mais do que uma busca por medalhas, representam inspiração e mostram ao mundo o potencial do paradesporto. Cada conquista é um passo rumo a um futuro mais inclusivo", comentou.