O programa oferece uma bolsa de até R$ 1 mil, além de seguro contra acidentes pessoais, que será pago pela Seduc-SP por um período de seis meses. As empresas interessadas em participar precisam preencher o formulário de interesse disponível no site beem.sp.gov.br e se comprometer a oferecer auxílio transporte e um supervisor capacitado na área do estágio.
Critérios para Participação
Entre os principais critérios que serão considerados na escolha das empresas participantes estão a taxa mínima de retenção dos estagiários e a garantia de que os estudantes atuarão na área relacionada ao curso técnico. As empresas também devem ter histórico de contratação de estagiários após o período de estágio, como explica Daniel Barros, coordenador pedagógico da Secretaria da Educação:
"O aluno precisa desenvolver atividades ligadas ao seu curso. Se está estudando administração, ele deve atuar com tarefas administrativas, como estruturar dados em planilhas e processos de negócios, e não realizar tarefas como tirar cópias", destaca Barros.
Capacidade de Estágio por Empresa
A quantidade de estagiários que uma empresa pode receber depende do tamanho de sua equipe. Negócios com até 10 funcionários podem receber um estagiário, enquanto empresas com 11 a 50 funcionários podem contratar até cinco estagiários. Para empresas com mais de 100 empregados, o número de estagiários não poderá ultrapassar 10% do total de colaboradores.
Quem Pode Participar?
Os alunos da rede estadual que desejam participar do BEEM precisam ter, no mínimo, 16 anos e estar matriculados em cursos técnicos nas escolas estaduais. A jornada de estágio será de 20 horas semanais, divididas em quatro horas diárias. O processo de seleção dos estudantes será iniciado no começo de 2025.
Com o BEEM, o Governo de São Paulo busca ampliar o ensino técnico, reduzir a evasão escolar e conectar os jovens ao mercado de trabalho. Empresas interessadas podem fazer o pré-cadastro e preencher o formulário de interesse no site oficial do programa.
Serviço