O objetivo é implantar um novo sistema de cobrança de pedágio eletrônico, sem a necessidade de paradas, no modelo de fluxo livre, que promete maior agilidade no trânsito
A concessionária CCR RioSP foi autorizada a desapropriar uma área para a construção de um pedágio no sistema free flow na BR-116/SP, também conhecida como Via Dutra, nos trechos dos municípios de Guarulhos e São Paulo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (25).
A área desapropriada para a construção dos pórticos que irão implementar o sistema free flow ocupa 4.563,26 m², localizada entre os km 204+700 e 231+440 da rodovia, nos municípios de Guarulhos (SP) e São Paulo (SP). De acordo com o Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) declarou esses bens imóveis de utilidade pública para a realização das obras, autorizando a desapropriação e afetação desses terrenos para fins rodoviários. As coordenadas planas descritas na decisão definem a poligonal de utilidade pública necessária à implementação dos pórticos de cobrança.
Os trechos indicados pelos km 204+700 e 231+440 estão localizados na Rodovia Presidente Dutra (BR-116/SP), que é uma das principais vias de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro.
- Km 204+700: Este trecho está localizado em Guarulhos (SP). Neste ponto específico fica perto da região do Aeroporto Internacional de São Paulo, Governador André Franco Montoro, popularmente conhecido como Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
- Km 231+440: Este trecho está em São Paulo (SP), mais especificamente em uma área que abrange a zona norte da capital paulista, também em um ponto de intenso tráfego. O local passa por zonas de acesso à cidade e pode envolver áreas residenciais, comerciais e industriais.
Com essa decisão, a CCR RioSP fica autorizada a promover as desapropriações necessárias para a instalação do sistema de cobrança free flow nos pontos determinados. A ANTT regulamenta, por meio de sua Deliberação 81/23, a implantação de sistemas de pedágio por fluxo livre em rodovias administradas por concessões, como é o caso da BR-116/SP, visando maior eficiência na cobrança e redução de congestionamentos nos pontos de pedágio.
O que é o sistema Free Flow?
O sistema free flow permite a cobrança de pedágios sem a necessidade de parada dos veículos. O motorista passa por uma espécie de portão eletrônico (pórtico) que captura informações sobre o veículo e realiza a cobrança automaticamente, por meio de tecnologia de identificação, como tags eletrônicas ou reconhecimento de placas. Esse sistema visa reduzir os congestionamentos nos pontos de pedágio, aumentando a eficiência do transporte e economizando tempo para os motoristas.
Histórico do Free Flow na CCR RioSP
O sistema de pedágio free flow foi implementado pela primeira vez pela CCR RioSP em março de 2023, com a instalação dos primeiros pórticos na BR-101/RJ, nos km 414 em Itaguaí (RJ), km 447 em Mangaratiba (RJ), e km 538 em Paraty (RJ). A cobrança foi autorizada pela ANTT, com base na Deliberação 81/23, que estabelece as regras e regulamentações para a adoção do sistema de cobrança por fluxo livre. O sucesso da implementação no Rio de Janeiro serviu de modelo para a expansão do sistema para outros trechos, como o da BR-116/SP, entre Guarulhos e São Paulo.
A medida visa modernizar a infraestrutura rodoviária e contribuir para a fluidez do tráfego nas rodovias federais. O sistema free flow é um passo importante para a modernização da cobrança de pedágio no Brasil, oferecendo mais comodidade para os motoristas, especialmente em vias de alto tráfego como a Via Dutra.
A CCR RioSP continua trabalhando em sua expansão e nas melhorias das rodovias sob sua administração, alinhando-se com as tendências de digitalização e automação do setor de transportes.