A partir de janeiro de 2025, motoristas que precisam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem se preparar para novas regras que prometem mudar o processo de habilitação no Brasil.
De acordo com o projeto de Lei 7.746/17, que está em fase final de aprovação, a estrutura da CNH será amplamente atualizada. Uma das principais novidades é a criação de uma categoria específica para motoristas de veículos automáticos. Essa mudança reflete a crescente popularidade e a disponibilidade de carros com câmbio automático no mercado brasileiro.
Na prática, o PL ainda está em tramitação e não recebeu aprovação nas etapas necessárias. Segundo informações do site da Câmara dos Deputados, o projeto está na fase “pronta para pauta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)”.
Entre as novidades, destaca-se a criação de uma subcategoria na CNH para veículos com câmbio automático, além de cursos de reciclagem obrigatórios e exames psicológicos para renovação.
Mudanças na categoria B
A principal alteração envolve os motoristas da categoria B, que engloba automóveis de passeio, picapes e vans com Peso Bruto Total de até 3.500 kg. A partir do próximo ano, essa categoria será dividida em duas subcategorias: uma para quem dirige veículos apenas com câmbio automático e outra para quem pode operar veículos com câmbio manual.
Essa mudança reflete a crescente popularidade dos carros automáticos no Brasil e permitirá que os motoristas recebam treinamento específico, aumentando a segurança e a eficiência no trânsito.
Curso de reciclagem obrigatório
Motoristas que renovarem a CNH a partir de 2025 deverão realizar um curso de reciclagem a cada cinco anos. As aulas abordarão:
- Atualizações no Código Brasileiro de Trânsito (CBT);
- Práticas de segurança viária;
- Novas técnicas de condução.
Condutores profissionais, como motoristas de carga e transporte de passageiros, terão conteúdos voltados para direção responsável e questões específicas de suas áreas de atuação.
Novos exames médicos e psicológicos
Além dos exames físicos já exigidos, os motoristas passarão por uma avaliação psicológica ao renovar a CNH. Essa medida visa garantir que os condutores estejam em condições plenas de operar um veículo, reforçando a preocupação com a saúde mental da população.
Objetivo das mudanças
De acordo com o Detran, essas atualizações visam melhorar a segurança viária e garantir a integridade física e mental dos motoristas. Com as novas regras, espera-se reduzir acidentes e melhorar a convivência no trânsito.
Fique atento: quem pretende renovar ou tirar a CNH em 2025 deve se preparar para essas mudanças e acompanhar as orientações do Detran local.
Siga o BTW Guarulhos
Siga o BTW Guarulhos no Instagram!