Ricardo Galdino, paratleta nas modalidades de badminton e futebol de amputados, participou de uma entrevista para o BTW Guarulhos na Tie Break Sports. Crédito: BTW Guarulhos |
Nesta segunda-feira, 4 de novembro, a jornalista Rosângela Cafasso, idealizadora do portal BTW Guarulhos, recebeu na Tie Break Sports, o atleta paralímpico Ricardo Galdino para uma entrevista especial sobre sua trajetória de superação no esporte adaptado. Ricardo compartilhou momentos marcantes de sua vida, desde o acidente que transformou sua realidade até suas conquistas no badminton e no futebol de amputados.
Galdino contou como, em 2014, um acidente de trabalho trouxe sérias consequências, resultando em múltiplas fraturas, incluindo lesões na bacia e no braço direito. O processo de recuperação foi árduo e incluiu duas paradas cardíacas e meses de luta pela vida.
“Foi ali que percebi a necessidade de dar um novo rumo à minha vida. Busquei na internet por esportes adaptados, e foi assim que o futebol surgiu como primeira alternativa”, recorda ele.
Na época, Ricardo foi acolhido pela equipe de futebol de amputados do Corinthians, onde deu início à sua trajetória no esporte paralímpico. Mais tarde, ele foi apresentado ao badminton, modalidade que também conquistou seu coração e na qual ele vem se destacando.
Ricardo Galdino atualmente é atleta federal em badminton. Crédito: Arquivo pessoal
"Um amigo me falou sobre o badminton. Fui conhecer a modalidade e, com o apoio dos professores, me identifiquei e passei a treinar regularmente. Hoje, sou atleta federado no Estado de São Paulo”, conta Ricardo, orgulhoso.
Atualmente, ele também faz parte do time guarulhense de futebol de amputados Mamonas Assassinas, e se sente honrado pelo acolhimento da equipe. Crédito: Arquivo pessoal
“Os Mamonas Assassinas me abraçaram como parte do time, e agora sou considerado guarulhense também. Isso me faz sentir muito orgulho de representar a cidade no esporte", complementa.
Para quem deseja conhecer o futebol de amputados em Guarulhos, os treinos acontecem aos sábados no Bosque Maia, das 8h às 10h.
Com histórias como a de Ricardo, a força do esporte paralímpico em Guarulhos ganha visibilidade e segue inspirando aqueles que acreditam no poder transformador da resiliência e da inclusão.
E para acompanhar mais de perto a trajetória de Ricardo, ele está no Instagram como @ricardogaldino.22 e no Facebook como Ricardo Galdino.
Agradecemos imensamente à TieBreak Sports pelo espaço para esta entrevista com o paratleta Ricardo Galdino.
Para quem quiser conhecer o local, a TieBreak Sports está situada na Av. Pref. Antônio da Costa Santos, 177 - Jardim Rossi, Guarulhos - SP, CEP 07121-395. Mais informações pelo WhatsApp (11) 93802-0937 ou pelo telefone (11) 2088-5363.