O exame será realizado presencialmente e on-line nas próprias escolas dos alunos, com supervisão da equipe escolar. A prova avalia quatro habilidades do idioma inglês:
- Fala (speaking);
- Leitura (reading);
- Compreensão auditiva (listening);
- Escrita (writing).
A nota mínima para aprovação é 7, e o tempo de prova é de duas horas. As escolas terão autonomia para definir os dias e horários de aplicação dentro do período estipulado.
Intercâmbio em 2025
Os alunos aprovados embarcarão no primeiro semestre de 2025 para um intercâmbio de três meses em um dos seguintes destinos: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha ou Nova Zelândia. Durante o programa, os estudantes:
- Serão matriculados em escolas de Ensino Médio locais;
- Ficarão hospedados em casas de famílias selecionadas;
- Receberão uma bolsa-auxílio e terão todas as despesas cobertas, incluindo passagens, seguro-viagem e traslados.
Inspiração e expectativa
A aprovação de estudantes na primeira etapa do programa gerou entusiasmo em escolas como a EE Professora Neyde Apparecida Sollitto, na zona sul de São Paulo, onde o exemplo de Luiz Otávio, selecionado para o embarque inicial, motivou outros alunos a se dedicarem.
Enquanto isso, os 500 selecionados na prova de agosto já estão na fase de emissão de passaportes e se preparam para viajar no início do próximo ano.
Uma oportunidade única
A aluna Isabelly V., de Itapira, está entre os primeiros aprovados e viajará para o Canadá. "Eu nunca imaginei que poderia viajar para outro país ainda na adolescência. É um sonho que está prestes a se realizar", conta a jovem de 16 anos.
O Prontos pro Mundo é uma iniciativa transformadora que busca ampliar as oportunidades para estudantes da rede pública, fortalecendo sua formação acadêmica e cultural.