Em 2025, as escolas estaduais de São Paulo terão mudanças significativas na carga horária e no currículo dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com o ajuste feito pela Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP), o tempo de aula passará de 45 para 50 minutos, somando seis aulas diárias nos períodos matutino e vespertino. A decisão busca fortalecer a aprendizagem e oferecer aos professores mais tempo para planejamento e aprofundamento dos conteúdos.
Mais aulas de português e matemática
O novo formato amplia o tempo de aula das disciplinas centrais. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio terão 78% mais aulas de língua portuguesa e 33% mais de matemática. O 9º ano do Ensino Fundamental também será beneficiado, com duas novas aulas semanais de orientação em português e matemática, reforçando as habilidades essenciais para o próximo nível de escolaridade.
Segundo Renato Feder, secretário da Educação, a reformulação aproxima a rede estadual de São Paulo das melhores práticas educacionais do país. “A mudança favorece o desenvolvimento integral dos alunos e dá aos professores maior oportunidade para diversificar o ensino,” explicou Feder.
Ensino médio e itinerários formativos
Com a adaptação à Política Nacional do Ensino Médio, aprovada pela lei nº 14.945/2024, o currículo básico terá 2.400 horas, com itinerários formativos somando 600 horas adicionais. Para atender aos novos parâmetros, o Ensino Médio paulista segue com opções de itinerários em áreas acadêmicas — como exatas e humanas — e formação técnica profissional.
Além disso, a inclusão da disciplina de educação financeira e de aulas de leitura e redação aprimora a grade, promovendo a formação de habilidades práticas e acadêmicas.
Calendário escolar 2025
As aulas de 2025 começam em 3 de fevereiro, com recesso entre 1º e 20 de julho e término previsto para 9 de dezembro, atendendo aos 200 dias letivos exigidos pela LDB. A Seduc-SP aposta que as mudanças contribuirão para uma educação mais robusta e alinhada às demandas do futuro, preparando melhor os alunos para os desafios acadêmicos e profissionais.