Guarulhos será uma das cidades atendidas pelo maior pacote de obras de saneamento básico da história da Sabesp, anunciado nesta sexta-feira (6) pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo CEO da companhia, Carlos Piani. O investimento de R$ 15 bilhões busca ampliar a coleta e tratamento de esgoto, beneficiando diretamente quase 8 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.
O programa IntegraTietê, principal eixo do pacote, inclui obras estruturais e tecnológicas para modernizar o sistema de saneamento e revitalizar o Rio Tietê e seus afluentes. Guarulhos está entre os municípios contemplados ao lado de cidades como São Miguel Paulista, Barueri, Suzano, e a capital paulista.
ETE Parque Novo Mundo: Avanço para a Região de Guarulhos
Uma das obras mais relevantes do programa é a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Novo Mundo, que atende parte de Guarulhos. A capacidade da estação será ampliada de 2,5 m³/s para 6,2 m³/s, dobrando sua eficiência e aumentando o alcance do tratamento de esgoto na região.
Com investimento de R$ 1 bilhão, a obra contará com:
- Sistemas de automação avançada para maior eficiência;
- Redução no consumo de energia e produtos químicos, alinhando-se às práticas sustentáveis;
- Integração com o sistema Lodotudo, que conectará o tratamento de lodo ao complexo de Barueri, otimizando a gestão de resíduos.
Guarulhos no Contexto do IntegraTietê
Além da modernização da ETE Parque Novo Mundo, Guarulhos será beneficiada com a expansão de redes coletoras e interceptores, que fazem parte da meta de conectar 1,5 milhão de imóveis à rede de saneamento até 2026.
O IntegraTietê prevê ainda:
- Construção de 850 km de coletores tronco e interceptores;
- Expansão de 550 km de redes coletoras de esgoto;
- Instalação de novas estações de tratamento de esgoto em municípios como Caieiras e Perus.
Essas intervenções vão beneficiar mais de 5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, contribuindo para a universalização do saneamento e a revitalização ambiental.
Compromisso com a universalização e sustentabilidade
Após a desestatização da Sabesp, concluída em julho, a meta de universalização do saneamento foi antecipada para 2029. Para garantir o cumprimento dos contratos, a URAE Sudeste já instaurou comitês técnicos regionais que acompanharão as obras e demandas locais, em coordenação com a Arsesp.
Guarulhos, com histórico de desafios no setor de saneamento, será uma das cidades diretamente beneficiadas por este que é o maior pacote de obras da Sabesp, garantindo melhorias estruturais, eficiência operacional e avanços na qualidade de vida de seus moradores.