As fortes chuvas que atingiram São Paulo e a região metropolitana na sexta-feira (24) impactaram significativamente as operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport). Oito voos domésticos foram cancelados, enquanto outros enfrentaram atrasos, conforme informações disponibilizadas pela plataforma FlightRadar 24. As rotas nacionais foram as mais afetadas, com atrasos e cancelamentos sinalizados em amarelo e vermelho no sistema de monitoramento.
- Reembolso integral do valor do bilhete, incluindo taxas de embarque;
- Remarcação do voo sem custos adicionais para data e horário de conveniência do passageiro;
- Reacomodação em outro voo, da mesma ou de outra companhia aérea, para o mesmo destino, sem custos extras, caso haja disponibilidade de lugares.
Além disso, em casos de espera prolongada, as companhias aéreas são obrigadas a oferecer assistência material, que inclui:
- Comunicação: acesso à internet e telefonemas, a partir de 1 hora de atraso;
- Alimentação: vouchers ou lanches, a partir de 2 horas de atraso;
- Hospedagem e transporte: em caso de espera superior a 4 horas, com necessidade de pernoite.
Mesmo quando os problemas são causados por condições meteorológicas adversas, como no caso das chuvas, as empresas aéreas continuam obrigadas a oferecer assistência e reacomodação aos passageiros.