A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) inicia 2025 com uma nova edição do Curso Básico de Libras, on-line e gratuito. As inscrições abrem nesta sexta-feira (3), às 10h, e oferecem 1.120 vagas, distribuídas em 16 turmas. As aulas, realizadas ao vivo pela plataforma Zoom, começarão em 7 de janeiro e serão ministradas por professores surdos.
Formato e Certificação
Com carga horária total de 40 horas, o curso inclui:
- 30 horas de aulas ao vivo via Zoom.
- 10 horas de atividades extras.O certificado será emitido para participantes que tiverem 75% de frequência e média final de 5,0 ou mais. É obrigatório o uso de câmera durante as aulas.
Horários Disponíveis
Os participantes podem escolher entre turmas com aulas:
- Às segundas, quartas e sextas-feiras.
- Às terças e quintas-feiras.
- Aos sábados.
Quem Pode Participar
Qualquer pessoa a partir de 18 anos pode se inscrever. O curso é voltado para indivíduos sem deficiência auditiva que desejam aprender a se comunicar em Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovendo maior inclusão social e interação com as mais de 592 mil pessoas surdas no estado de São Paulo, segundo o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Conteúdo Programático
O curso abrange os seguintes temas:
- Introdução à Libras e cultura surda.
- Comunicação: surdo x ouvinte.
- Alfabeto manual, pronomes, verbos e números.
- Sinais relacionados a família, sentimentos, clima, profissões e mais.
- Regionalismos e sistema de notação em Libras.
Impacto Social
A iniciativa integra a Escola da Inclusão, promovida em parceria com a Ahimsa, e busca capacitar a população para construir uma sociedade mais inclusiva e acessível.
Como se inscrever
As inscrições estarão disponíveis no site oficial da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (clique aqui) a partir do dia 3 de janeiro, às 10h. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.