Hot Widget

Pesquise aqui

Ads

Semana de tempo instável coloca Grande São Paulo em alerta para chuvas volumosas

 Semana de tempo instável coloca Grande São Paulo em alerta para chuvas volumosas

Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

A última semana de janeiro de 2025 será marcada por fortes chuvas e preocupação em várias áreas da Região Sudeste do Brasil, com destaque para a Grande São Paulo, que estará em alerta devido ao alto volume de precipitações esperado, de acordo com o Climatempo.

Entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, a previsão é de 100 mm a 250 mm de chuva acumulada em algumas áreas do Sudeste, conforme os dados do modelo meteorológico ECMWF. Esses volumes podem causar alagamentos urbanos, enxurradas, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos, além de comprometer a mobilidade em regiões densamente povoadas.

Na Grande São Paulo, o risco de chuva forte e persistente se concentra especialmente nas tardes e noites, com maior intensidade esperada para quinta, sexta e sábado. A capital paulista já acumula índices pluviométricos próximos à média mensal de janeiro (292 mm), após a tempestade registrada em 24 de janeiro.

Os centros urbanos da Grande SP podem sofrer novos episódios de alagamentos e deslizamentos, como os que ocorreram na semana anterior. A população deve redobrar a atenção nas áreas de risco, evitando deslocamentos desnecessários em momentos de chuva intensa.

Regiões em maior alerta

  • Estado de São Paulo: Divisa com Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte;
  • Outras áreas do Sudeste: Grande Belo Horizonte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira, Sul e Região Serrana do Rio de Janeiro.

⚠️ Atenção, moradores!

  • Acompanhe os alertas meteorológicos atualizados.
  • Evite áreas propensas a alagamentos e deslizamentos.
  • Tenha sempre em mãos um kit de emergência com documentos, lanternas e medicamentos.

Previsão estendida

As condições climáticas devem se manter instáveis ao longo da semana, com tendência de melhora a partir do início de fevereiro.