A partir desta sexta-feira (28), o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) dará início à Operação Carnaval 2025, que se estenderá até a Quarta-Feira de Cinzas (5/3). O objetivo da ação é garantir mais segurança e fluidez ao tráfego nas rodovias estaduais não concedidas, que devem receber cerca de 1,1 milhão de veículos ao longo do período.
A operação contará com 1.340 colaboradores e um reforço significativo na infraestrutura viária. Para atender à demanda, serão disponibilizados 71 veículos de apoio, 77 caminhonetes de inspeção, 53 picapes, 4 veículos utilitários, 4 motocicletas e 137 guinchos. Além disso, ambulâncias, vans de passageiros, barreiras pantográficas e drones auxiliarão no monitoramento das vias.
Rodovias com maior fluxo de veículos
O DER-SP estima um aumento expressivo no fluxo de veículos nas rodovias que levam ao litoral e ao interior do estado. As estradas mais impactadas incluem:
Os dias de maior movimento serão sexta-feira (28) e sábado (1), quando o fluxo pode ultrapassar 200 mil veículos por dia.
Medidas para garantir a fluidez e segurança
Para minimizar congestionamentos e garantir mais segurança aos motoristas, o DER-SP adotará estratégias como:
Segundo Ricardo Miguel Fernandes do Nascimento, coordenador da CGOV (Coordenadoria Geral de Operações Viárias) do DER-SP, a ação faz parte do planejamento do órgão para feriados e períodos de grande movimentação.
"Todos os anos, o DER mapeia os trechos de maior circulação e desenvolve atividades operacionais para garantir a segurança dos motoristas e suas famílias durante os deslocamentos", destacou.
Os usuários podem acionar o DER-SP 24 horas por dia pelo telefone 0800-055-5510.