São Paulo teve a tarde mais quente do ano nesta segunda-feira (17), com 34°C registrados no Mirante de Santana
Crédito: Flickr
A cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira (17) o dia mais quente do ano e deste verão, com 34°C medidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte. A marca pode ser ainda maior após a medição manual noturna.
O recorde anterior do verão foi de 33,8°C, em 22 de janeiro. Em Parelheiros, na zona sul da capital, os termômetros chegaram a 35°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.
O calor intenso é resultado de uma massa de ar quente, que seguirá sobre o estado até quinta-feira (20). Segundo o Inmet, as máximas podem atingir 35°C nos próximos dias.
Para esta terça-feira (18), a previsão indica mais um dia ensolarado e quente, com mínima de 23°C e máxima de 34°C. No fim da tarde, há previsão de chuvas isoladas com rajadas de vento, descargas elétricas e risco de alagamentos.
Rio de Janeiro atinge nível 4 de calor extremo
A cidade do Rio de Janeiro entrou em alerta máximo (nível 4) de calor às 12h35 desta segunda-feira, pela primeira vez desde a implementação do protocolo municipal para temperaturas extremas, em junho de 2024.
A sensação térmica ultrapassou os 40°C, com previsão de manutenção ou aumento do calor pelos próximos três dias. Para amenizar os impactos, a Prefeitura do Rio disponibilizou 58 pontos de resfriamento, como parques, unidades de saúde e vilas olímpicas.
Além disso, eventos poderão ser suspensos caso os organizadores não adotem medidas para garantir a segurança do público diante do calor extremo.